ATUALIZAÇÃO

Brasil caminha para 100 mil mortes causadas pelo coronavírus

Números foram divulgados em boletim do consórcio de veículos de imprensa às 8 horas deste domingo

Anticorpo de covid-19 dos laboratórios Vir e GSK tem 'grande eficácia'

O número de casos confirmados de Covid-19 no Brasil subiu para 2.709.617, indica o boletim das 8h do consórcio de veículos de imprensa formado pelo jornal O Globo, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo neste domingo. Os números são consolidados a partir das secretarias estaduais de Saúde. O total de mortes é de 93.622. É certo que o país alcançará a marca de 100 mil mortes em agosto.

As estatísticas da pandemia no Brasil são divulgadas três vezes ao dia. O próximo levantamento será divulgado às 13h. A iniciativa dos veículos da mídia foi criada a partir de inconsistências nos dados apresentados pelo Ministério da Saúde na gestão do interino Eduardo Pazuello.

Desde o levantamento fechado do último sábado, às 20h, apenas Goiás e Roraima atualizaram suas estatísticas. Até o momento, 741 novos casos de Covid-19 foram notificados pelas secretarias estaduais de Saúde desde a noite de ontem, além de 6 novas vítimas fatais.

Queda no norte

Todos os nove estados brasileiros com tendência de queda no número diário de mortes por Covid-19 no país estão nas regiões Norte e Nordeste. Entre eles estão Amazonas e Ceará, que registraram colapso do sistema de saúde pública nos primeiros meses da pandemia, de acordo com levantamento baseado na média móvel dos estados obtidas pelo consórcio de veículos de imprensa.

As exceções na Região Norte são Acre e Roraima, onde há hospitais com mais de 80% dos leitos de UTI destinados à Covid-19 ocupados. A testagem também é comprometida em algumas localidades devido à falta de insumos para os exames.

A tendência de aumento de óbito em outros seis estados — Rio de Janeiro, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.