CURIOSIDADE

Brasil já teve vestibulares em arquibancadas de estádios, entre eles o Maracanã

No México, assim como aqui, os estudantes tinham lugares marcados e recebiam uma tábua de madeira para apoiar a prova

Brasil já teve vestibulares em arquibancadas de estádios, entre eles o Maracanã (Foto: Reprodução - X)

No Brasil, na década de 1970, o vestibular unificado do Rio de Janeiro chegou a ser realizado no Maracanã para acomodar uma enorme quantidade de candidatos. Em Belo Horizonte, o Mineirão também foi utilizado para esse fim. Os estudantes realizavam provas de múltipla escolha sentados nas arquibancadas de cimento, expostos ao sol e em condições improvisadas.

Na época, a prova era a principal forma de ingresso nas universidades públicas e privadas. Essa prática foi abandonada em 1974, quando os exames passaram a ser aplicados em salas de universidades e colégios.

Na década de 1980, estudantes mexicanos passavam por situações semelhantes. Todos os anos, os candidatos ao vestibular da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) se reuniram no Estádio Azteca. Cada candidato tinha um assento marcado nas arquibancadas e recebia uma tábua de madeira para apoiar o teste. Durante quatro horas, o silêncio de milhares de jovens preenchia o local.

No final dos anos 1980, o Estádio Azteca deixou de ser usado para os exames. Porém, em 2020, devido à pandemia, o vestibular voltou a ser realizado em estádios, dessa vez, no Estádio Olímpico Universitário.