“Brasil precisa de penas mais duras para criminosos”, afirma José Eliton
Para o vice-governador e titular da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, é inconcebível que autores de delitos graves sejam postos em liberdade, colocando em risco a vida da população
O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, afirma que é imprescindível que o País discuta saídas para o endurecimento de penas a serem aplicadas contra autores de crimes graves, como homicídios. De acordo com ele, a legislação brasileira precisa ser revista.
“O Brasil precisa refletir sobre esse tema (cumprimento de penas). Pensar em condenações mais rígidas, pois muitos dos crimes cometidos atualmente são realizados por pessoas que já cometeram diversos outros delitos e seguem livres. Voltam e tiram a vida de policiais, de cidadãos de bem”, relata José Eliton.
De acordo com ele, o número de assassinatos provoca um juízo da necessidade da aplicabilidade de medidas que intimidem os criminosos. “Aqui em Goiás vamos continuar nessa ‘marcha’. Os comandos das polícias têm ordens para seguirem com ações ostensivas contra a criminalidade”, pondera o titular da SSPAP.
Polícia de excelência
José Eliton reconhece que Estado conta com quadro de excelência dentro das polícias.
“Temos de ter forças para seguir em frente, sabendo que este é o caminho: as ações ostensivas, o trabalho, a luta diária no combate à criminalidade”, complementa ao lembrar que, “aqui em Goiás policiais em seus dias de folga, diante de um ato delituoso, colocam suas vidas em risco na defesa do cidadão de bem”. As afirmações do secretário foram feitas durante o enterro do sargento Idevandir Antônio da Silva, 46, morto nessa semana após tentar impedir um assalto em uma casa lotérica no Setor Santa Rita, em Goiânia.
Mais recursos
Na quarta-feira (18), José Eliton esteve em Brasília, oportunidade em que manteve audiência com o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre Moraes. O fortalecimento do aparato de segurança pública dos estados e a discussão de temas importantes e relevantes para o Estado de Goiás foram algumas das pautas da reunião. Na ocasião eles falaram também da importância de leis mais duras e aplicabilidade mais rígida.
“Nosso objetivo é garantir mais recursos para Goiás” afirma José Eliton, que se antecipou e, em menos de uma semana do governo de Michel Temer, buscou apoio do novo ministro. “O ministro ficou de analisar cada um dos pontos apresentados, como a liberação de recursos relacionados ao Sistema Penitenciário Nacional (funpen) e convênios estabelecidos entre SSPAP e o Ministério da Justiça”.