Brasil terá Dia do Solteiro como ‘esquenta’ para as vendas da Black Friday
AliExpress, braço do Alibaba, promove no Brasil, pelo segundo ano, maior data de consumo da China
A concentração da Black Friday, Copa do Mundo e Natal, que devem impulsionar as vendas do varejo brasileiro na reta final deste ano, vai ganhar mais uma data que celebra o consumo. Trata-se do Dia do Solteiro, comemorado pelos chineses no dia 11 de novembro, quando pessoas solteiras são estimuladas a comprar presentes. O gigante chinês do e-commerce AliExpress, braço do grupo Alibaba, vai trazer pelo segundo ano a data ao Brasil e as vendas começam já no dia 1 de novembro, com promessa de descontos de até 90%.
“No ano passado, o número de usuários cresceu 72% na data. As vendas começam já no dia 1 de novembro para que mais pessoas participem, com descontos de até 90%”, diz Briza Bueno, diretora do AliExpress no Brasil.
Sem revelar números absolutos de vendas, o Alipress teve um crescimento de 190% nas vendas em abril, aniversário da empresa. O Brasil está entre os cinco mercados principais para o AliExpress, que está em 200 países, o que sinaliza também a importância da data para a empresa.
No ano passado, os venddores locais tiveram crescimento de 600% nas suas vendas pela plataforma, disse Bueno. Os vendedores locais também vão oferecer desconto de até 90% acompanhando os internacionais.
Para impulsionar ainda mais as vendas, o AliExpress vai promover live-commerces (estratégia de vendas ao vivo) também em português. A modalidade está ganhando fôlego no Brasil. Além disso, serão oferecidos descontos progressivos (a cada R$ 150 gastos é concedido desconto de R% 15), cash back de até 5% e itens com frete grátis. Também há o botão pechincha, em que o cliente pode compartilar uma oferta com um amigo e reduzir ainda mais o preço do produto.
Para agilizar as entregas, além dos oito voos semanais fretados que a empresa tem para o Brasil, serão acrescidos mais quatro no período das ofertas do 11 de novembro. O prazo de chegada da mercadoria no país é de sete dias após a compra, e depois há o caminho até entregar o produto ao consumidor no Brasil. A última milha continua sendo o maior desafio da empresa, que no Brasil utiliza os serviços dos Correios.
O Dia do Solteiro surgiu em 1993, na China, entre estudantes solteiros como uma celebração. Mas, desde 2009, Jack Ma, dono do Alibaba, gigante do e-commerce, transformou o dia no maior evento de compras do mundo.
No ano passado, a data movimentou US$ 139 bilhões em vendas na China. Só o Alibaba vendeu US$ 84,5 bilhões, 8,5% a mais do que em 2020.
Para comparação, a Black Friday movimentou US$ 61 bilhões nos EUA, no ano passado. Este ano, mesmo com a expectativa de crescimento menor da China, existe a a promessa de superar os números do ano passado.