OMS PEDE CAUTELA

Brasil terá vacina russa contra Covid-19 que não passou em todos os testes

A vacina contra a Covid-19 aprovada pela b, que será comercializada no mercado internacional com…

A vacina contra a Covid-19 aprovada pela b, que será comercializada no mercado internacional com o nome de Sputnik 5 em referência ao primeiro satélite lançado ao espaço da história, será produzida no Brasil, e a fabricação dela na América Latina iniciará em novembro, desde que obtida aprovação regulatória, disse o chefe do fundo soberano da Rússia, Kirill Dmitriev, nesta terça-feira. O governo do Paraná confirmou que fará um convênio com a Rússia para viabilizar a produção, que deverá ser assinado pelo governador do estado, Ratinho Júnior (PSD), e pelo embaixador da Rússia, Sergey Akopov, na tarde desta quarta-feira. Segundo o governo paranaense, a parceria vinha sendo costurada com os russos desde julho.

—  Temos que ter uma previsão muito conservadora (sobre a distribuição da vacina no Brasil). Colocando um cenário muito positivo, em que os testes sejam realizados com segurança e demonstre resultados satisfatórios, não podemos dizer nada antes do segundo semestre de 2021 — afirmou à CNN Brasil o diretor-presidente da Tecpar, Jorge Callado.

O governo russo afirmou que já recebeu pedidos de mais de 20 países por 1 bilhão de doses de sua recém-registrada vacina contra a doença causada pelo novo coronavírus.

Kirill Dmitriev falou depois de o presidente russo, Vladimir Putin, anunciar a aprovação da vacina com menos de dois meses de testes em humanos.

A velocidade com que a Rússia se movimenta para disponibilizar a vacina levou alguns cientistas internacionais a questionar se Moscou está colocando o prestígio nacional à frente de uma ciência sólida e segura.

Dmitriev disse acreditar que a vacina é incrivelmente segura e que não foram observados efeitos colaterais. Disse ainda que recebeu uma aplicação da vacina.