DIREITOS HUMANOS

Brasil vai dar visto comunitário a afegãos em fuga do Talibã

Ministério da Justiça e Itamaraty finalizaram uma portaria nesta sexta

Juízas afegãs ameaçadas pelo Talibã chegam ao Brasil após operação de resgate (Foto: Pixabay)

O Brasil terá visto humanitário para cidadãos do Afeganistão que querem deixar o país dominado pelo Talibã. A informação foi dada pela coluna Radar, da Veja, nesta sexta (3).

Segundo a coluna, o Ministério da Justiça, junto do Itamaray, finalizou nesta data uma portaria que vai viabilizar nos próximos a concessão do visto humanitário.

O grupo extremista tomou a capital do Afeganistão, Cabul, no domingo (15). Nesta sexta, o Talibã disse que conquistou o último bolsão de resistência no país.

Tomada de Cabul pelo Talibã e retirada dos EUA

Vale lembrar, no dia 15, o presidente do Afeganistão Ashraf Ghani deixou o país depois do grupo extremista Talibã cercar a capital do Cabul. Segundo o grupo, o controle do palácio presidencial foi tomado após a fuga.

O grupo foi expulso da capital por soldados dos Estados Unidos há 20 anos, após os ataques de 11 de setembro de 2001. Os militares dos EUA também se retiraram do Afeganistão.

Joe Biden

No dia 16, o presidente dos EUA Joe Biden admitiu que o país cometeu erros. Contudo, ele afirmou que não se arrepende da retirada das tropas.

“Nossa missão no Afeganistão teve muitos erros nas últimas décadas. Eu sou o presidente dos EUA e essa guerra acaba comigo. Não me arrependo da minha decisão de acabar com essa guerra e manter foco na nossa missão de contraterrorismo.”