Brinquedoteca em penitenciária de Anápolis deve ser concluída nos próximos dias
"Esses vínculos com os filhos são essenciais para o processo de ressocialização", afirma o diretor-geral do DCAP
PAIS PRESOS | O Centro de Inserção Social Monsenhor Luiz Ilc, a cadeia pública de Anápolis, deve finalizar nos proximos dias a construção da brinquedoteca, que será um local de visitação para os filhos de até 18 anos dos detentos. De acordo com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DCAP), no momento de visitas, os detentos não utilizarão algemas.
Ao Mais Anápolis, a direção da DCAP afirmou que a pessoa responsável pelo menor de idade deve agendar a visita na brinquedoca pelo site da Polícia Penal. De acordo com o diretor-geral da DCAP, Josimar Pires, o espaço contará com brinquedos e decorações que proporcionem um ambiente aconchegante e harmônico.
Ressaltou também que todo o material utilizado para a decoração do espaço é produzido pelos detentos. “Esses vínculos com os filhos são essenciais para o processo de ressocialização”, afirma o Pires.
Outras unidades
Além de Anápolis, outros 73 presídios no Estado também estão com brinquedotecas em fase de conclusão. “Todas devem ser entregues até o final de julho”, ressalta Pires. De acordo com a DCAP, 21 unidades prisionais já estão com o espaço disponíveis para visitação.
“Estamos construindo algo inédito no Estado e que é muito raro nas unidades brasileiras. É extremamente importante que os apenados não percam o vínculo com os filhos”, finaliza o diretor.