Burger King informa que Whopper Costela não tem costela
Na semana passada, McDonald’s afirmou que McPicanha não tem picanha
Na última segunda-feira (2), o Burger King informou que o Whopper Costela não tem costela. Segundo a rede de fast food, o sanduíche tem “aroma de costela 100% natural”. O pronunciamento foi feito após o Procon-DF suspender a venda do produto no Distrito Federal até a correção da publicidade.
Através de um comunicado, o Burger King afirmou que, desde o lançamento do produto, “sempre trouxe com clareza em sua comunicação e em todos os materiais e peças publicitárias, cardápios e materiais oficiais de marca a composição do hambúrguer presente no sanduiche”.
O Whopper Costela está sendo vendido desde o final de 2021. No site oficial da rede, a marca descreve o produto como “hambúrguer de carne de porco com aquele aroma inconfundível de costelinha”.
Confira na íntegra da nota do Burger King:
A transparência para com os nossos clientes é um valor fundamental e inegociável para o Burger King. Nesse sentido, em relação ao Whopper Costela, a rede ressalta que o produto, feito de paleta suína, leva em sua composição aroma de costela 100% natural sem qualquer ingrediente artificial. Além disso, reforça que desde o lançamento do produto sempre trouxe com clareza em sua comunicação e em todos os materiais e peças publicitárias, cardápios e materiais oficiais de marca a composição do hambúrguer presente no sanduiche – feito com carne de porco (paleta suína) e sabor de costela. A marca ainda reforça que alinhado aos seus compromissos de sustentabilidade assumidos o produto Whopper Costela é 100% livre de quaisquer corantes, conservantes e aromatizantes artificiais. A marca se mantém à disposição de seus clientes por meio de seus canais de contato para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre esse e quaisquer outros produtos de seu portfólio”.
McPicanha do McDonald’s
Na semana passada, outra rede de fast food foi alvo de polêmica. A linha ‘McPicanha’ foi retirada do cardápio do McDonald’s, que chegou a receber notificação do Ministério da Justiça após confirmar que os sanduíches não são feitos com picanha, mas com um molho aromatizado.
A polêmica ganhou força na web, principalmente após a nota divulgada em que a rede disse que “a marca lamenta que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informa que novas peças, destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara, já estão sendo produzidas”.
A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), também solicitou esclarecimentos ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) para saber se outras entidades estavam cientes da possibilidade de falsa propaganda.
Caso seja comprovada a falta de transparência com o consumidor, existe a possibilidade de apreensão, suspensão e proibição do produto, multa ou até mesmo a cassação da licença do estabelecimento.
Na noite da última sexta-feira (29), o McDonald’s afirmou que o sanduíche irá voltar ao cardápio, mas com novo nome.
*Com informações de Estadão Conteúdo