VACINA

Butantan diz que 54 milhões da Coronavac estão a caminho

Contrato será assinado pelo governo federal

Formulário que considera gays grupo de risco para covid gera polêmica na Itália (Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil)

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, confirmou, nesta sexta (29), que o governo federal assina, na próxima terça (2), o contrato para adquirir 54 milhões de doses adicionais da Coronavac. “Alguns minutos atrás, quando eu já estava aqui no púlpito, recebi uma comunicação da pessoa responsável pelo departamento de logística do Ministério da Saúde avisando que o contrato será assinado na terça-feira da próxima semana”, disse Covas em entrevista coletiva na sede do governo paulista.

Ressalta-se, a Coronavac é uma vacina contra covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Segundo o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o Butantan já entregou 8,6 milhões de doses da Coronavac ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Ele informou, ainda, que, na próxima semana, o instituto irá receber matéria-prima para o envase de mais 8,6 milhões de doses.

Vale lembrar, o governador de São Paulo havia dado o prazo ao governo federal de se posicionar sobre a compra das vacinas até a próxima sexta (5). Se não houvesse interesse, o Butantan forneceria as vacinas aos Estados e municípios.

Antes do anúncio, o Mais Goiás procurou o secretário de Saúde do Estado Ismael Alexandrino para falar sobre o tema. Com as novidades, ele só reforçou a notícia da aquisição do governo federal.