CENA RARA

Mais uma espécie rara é vista em parque estadual de Goiás: o cachorro-vinagre

A presença do cachorro-vinagre na região é vista como um indicador da qualidade ambiental do local

Cachorro-vinagre, espécie ameaçada de extinção no Brasil. (Foto: Frederico Gemesio Lemos)

Uma matilha de cachorros-vinagre (Speothos venaticus) foi avistada no Parque Estadual da Mata Atlântica (Pema), em Água Limpa, no sul de Goiás, o que representa um avanço importante para a conservação da espécie, considerada rara e ameaçada de extinção no Brasil.

O parque é administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad). O registro, que foi publicado nas redes sociais do Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado (PCMC) na terça-feira (17), mostra três animais da espécie circulando pelo parque.

De acordo com os especialistas do PCMC, esta é a segunda vez que o cachorro-vinagre é observado no Pema, sendo o primeiro avistamento registrado em 2022. A presença do animal na região é vista como um indicador da qualidade ambiental do local, o que é um bom sinal para a preservação do ecossistema.

O cachorro-vinagre é o único canídeo silvestre brasileiro que caça em bando, o que o torna ainda mais peculiar. A espécie recebe esse nome devido ao cheiro de vinagre da sua urina. Os animais são frequentemente encontrados em áreas próximas a corpos d’água, o que facilita a busca por suas presas. Suas patas possuem membranas interdigitais, adaptações que auxiliam na locomoção na água.

Veja vídeo do cachorro-vinagre