Cachorros resgatados em Trindade estão em abrigo e precisam de doações
Animais foram resgatados após casos de maus tratos e esquartejamento na região em que viviam
Após a prisão e liberação de Pedro Henrique Moreira, 19 anos, na Vila dos Sonhos, em Trindade, por esquartejar um cachorro e agredir outros na região, no último sábado (27), os cinco cães que sobreviveram foram resgatados no mesmo dia e levados para um abrigo. Moradores da região, temendo que, por estar solto, o suspeito volte e machuque outros animais, entraram em contato com uma protetora independente, que acolheu os bichos no mesmo dia.
Flúvia Karim acolhe e cuida, junto com o marido, de cerca de 70 animais de rua, incluindo cães e gatos. Ela explica que já é conhecida pela prática e por isso muitas pessoas a procuram quando encontram animais machucados e precisando de cuidados. “No sábado, o pessoal da região da Vila dos Sonhos me ligou falando que estava com medo, já que o suspeito estava solto e poderia machucar os cães. Eles perguntaram se eu poderia acolher e eu arrumei um lugar no abrigo”, conta.
No Distrito Policial de Trindade, a informação da soltura foi confirmada por agentes da Polícia Civil. Eles explicaram que a lei que trata de maus tratos resume a pena em um ano de reclusão, aumentada em um sexto se o animal morrer. “Com essa penalidade, não se pode manter ele preso, a menos que a Justiça mande”, explica o escrivão do caso.
Segundo Flúvia, além do abrigo que mantém, ela cria alguns animais em seu apartamento. Contudo, como está desempregada, enfrenta dificuldades para manter todos os bichos. A protetora explica que necessita de diversas vacinas que estão em atraso, pacotes de ração para gato e cachorro, medicamento para controle de carrapatos e antibióticos.
De acordo com a protetora, os cães que foram resgatados em Trindade não estão machucados nem desnutridos, apenas assustados. Os animais estavam vivendo soltos em um lote e eram alimentados pelos moradores da região.
Para manter os animais, são necessários, segundo Flúvia, cerca de 20 quilos de ração para cachorro diariamente. Contudo, nem sempre a cuidadora consegue adquirir essa quantidade para os cachorros resgatados e os demais animais. Quem se interessar em ajudar, pode entrar em contato com Flúvia pelo telefone (62) 99510-4812.