Cadela é encontrada com lacre que a impedia de abrir a boca
Policial que encontrou a cachorra destacou que ela provavelmente estava há mais de três ou quatro dias sem comida ou água
Uma cadela foi resgatada na região de Terra Vermelha, em Vila Velha, no Espírito Santo, após ser encontrada com o focinho preso por um lacre, impedindo-a de se alimentar ou beber água. O animal estava com a boca completamente fechada, o que a deixava em grave risco de morte. O caso aconteceu na tarde de domingo (8).
O policial militar aposentado Juracy Cabral resgatou a cadela chamada Branquinha, que foi encontrada na Rodovia Ayrton Senna. Ele relatou que o animal parecia estar há três ou quatro dias sem comida ou água. “Ela estava andando no asfalto quente, com a boca inchada. Quando percebemos o lacre, ficou claro que ela estava sofrendo. Espero que quem fez isso seja preso e que ela seja adotada, pois ela precisa de amor”, disse Juracy.
Ele, então, levou a cachorra até a casa de Ilma Gomes, uma vizinha. No local, a cadela ainda tentou nova fuga após ser levada para o galinheiro, mas foi capturada. Depois disso, Juracy conseguiu cortar o lacre que a prendia, permitindo que a cadela finalmente respirasse.
Ilma, ao ver a situação de Branquinha, não conseguiu conter as lágrimas e descreveu o momento em que a cadela conseguiu respirar como “muito triste.” Atualmente, a cadela está em busca de um lar, e as pessoas que a resgataram se comprometeram a cuidar dela.
O caso ganhou repercussão e gerou indignação. O delegado Marcelo Nolasco destacou a crueldade da ação, enfatizando que a cadela poderia ter morrido sem a possibilidade de se alimentar ou beber água.
Segundo ele, o crime de maus-tratos a animais é punido severamente, especialmente quando se trata de cães ou gatos. “De acordo com o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, a pena para maus-tratos contra esses animais pode variar de 2 a 5 anos de reclusão. Além disso, se o criminoso for pego em flagrante, não há possibilidade de fiança”, explicou o delegado.
*Com informações TV Vitória/Record