CORONAVÍRUS

Caiado anuncia chegada de mais vacinas contra covid em Goiás

Governador relata também articulação para ampliar compras de imunizantes para o Brasil

Sindicato pede a Caiado que jornalistas também sejam prioridade na vacinação
Governador Ronaldo Caiado (Foto: Jucimar de Sousa)

O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta segunda-feira (1º), a chegada de novas doses de vacina contra Covid-19 em Goiás. Segundo ele, a parcela de imunizantes deve estar em território goiano até o final desta semana.

“Um lote pequeno, mas com a previsão de mais 12 milhões de vacinas [da Oxford/AstraZeneca] no mês de março, sendo distribuídas entre todos os Estados”, disse.

Caiado afirmou também que, nesta terça, participará de reunião com o embaixador russo no Brasil, Sergey Pogóssovitch, para discutir a aquisição de doses para o país – num esforço para colaborar com o Ministério da Saúde. De acordo com ele, o laboratório responsável pela Sputnik V no Brasil já vendeu cerca de 10 milhões de doses ao governo brasileiro. “Queremos ampliar contatos”.

O governador voltou a dizer que o recurso para compra de imunizantes pelo governo de Goiás é oriundo da União. “Toda a aquisição de vacina será paga com dinheiro federal”, disse. “Cada Estado vai ficar com sua parcela relativa ao percentual que tem de população. Não vamos tirar nenhum real do Tesouro do Estado de Goiás”.

Caiado disse que o momento é de união de forças para que o maior número de doses seja adquirido para o país. Ele citou uma conversa com a senadora Kátia Abreu, presidente da Comissão de Relações Exteriores no Senado, em que ela revelou está convocando reuniões com embaixadores e presidentes das maiores empresas e laboratórios do mundo no sentido de buscar alternativas para ampliar a capacidade de compra do imunizante. “Vamos todos ombrear essa luta”, disse.