Caiado será capaz de negociar com qualquer presidente, diz professor de políticas públicas
Pensando na relação do futuro presidente com o governador Ronaldo Caiado, para Goiás é melhor…
Pensando na relação do futuro presidente com o governador Ronaldo Caiado, para Goiás é melhor que seja eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou Jair Bolsonaro (PL) nesse segundo turno? Na opinião professor Luiz Signates, doutor em Ciências da Comunicação e Especialista em Políticas Públicas, não existe resposta definitiva.
“Se Bolsonaro for eleito, Caiado negociará com ele como quem lhe declarou apoio. Será ‘mais fácil?’ Certamente. Mas, qual política de governo estará em andamento? Como estarão as finanças públicas? Veja que não é somente uma questão política ou, menos ainda, eleitoral”.
“Eleito Lula, Caiado negociará com ele de forma republicana. Considerando o histórico do petista, nos dois mandatos que exerceu, acho que ele tratará Goiás da mesma forma como tratou antes, quando tínhamos Marconi Perillo no governo. Não acho, portanto, que o Estado será prejudicado em nenhuma das alternativas”, completa.
Segundo Signates, Caiado tem experiência e habilidade suficientes para negociar em favor de Goiás com aquele que for eleito. “Não é algo que depende de alinhamento ideológico”, afirma;
Comportamento republicano
“Não acho que as relações institucionais entre instâncias de governo devam ser pautadas por razões ideológicas ou eleitorais. Qualquer um que seja o eleito terá que governar para o País inteiro, e negociar com todos os governadores”, argumenta o cientista político.
Ele reconhece, contudo, que “infelizmente, o País entrou nessa conjuntura antirrepublicana de ideologizar as relações de governo e isso precisa ser superado. Eleito o governante, ele irá governar para todos, independente dos resultados parciais da eleição e do partido”.