Caiado viaja a Salvador nesta terça para lançar candidatura a presidente
Governador terá série de agendas antes da sexta-feira (4), data em que lançará oficialmente sua pré-candidatura

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), embarca na tarde desta terça-feira (1º) para Salvador, onde inicia uma série de compromissos institucionais e políticos que culminam, na sexta-feira (4), com o lançamento oficial de sua pré-candidatura à presidência da República. A movimentação confirma o que o próprio já vinha desenhando: Caiado trucou as pressões internas enfrentadas dentro do próprio partido e vai entrar no jogo político para as eleições de 2026.
Antes do ato político que vai lançar oficialmente sua pré-candidatura, Caiado terá dias prévios de agendas que podem demonstrar sua robustez. Na quarta-feira (2), visita a Basílica do Senhor do Bonfim, onde deve receber bênçãos — num aceno à religiosidade popular —, e em seguida vai às Obras Sociais Irmã Dulce, referência em assistência social na capital baiana. Na quinta (3), participa de um almoço com representantes da Fecomércio-BA e, à noite, de um jantar com a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb).
Apesar do tom institucional, a viagem é essencialmente política. Cerca de 30 deputados estaduais goianos e praticamente toda a bancada de deputados federais também devem acompanhar o evento. Uma legião de vereadores de diversos municípios goianos também estão organizando caravanas para prestar apoio a Caiado. A expectativa até de parlamentares ligados ao PL estejam presentes, além do senador Vanderlan Cardoso (PSD) que confirmou ao Mais Goiás que estará. Ele tem buscado se reaproximar de Caiado após disputar duas eleições em lados opostos.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), destacou ao Mais Goiás que deve chegar na quinta-feira para acompanhar o governador em suas agendas. Ele é um dos 137 gestores goianos que já confirmaram presença na agenda, segundo a Associação Goiana de Municípios (AGM), que organiza uma caravana ao lado da Federação Goiana de Municípios (FGM). Em consonância ao projeto de Caiado, também está o vice, Daniel Vilela, do MDB, que inclusive, deverá assumir o Palácio das Esmeraldas em abril de 2026, para concorrer a reeleição pela base caiadista.
Lideranças do setor produtivo também confirmaram presença. Além do presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi – um dos organizadores do almoço e da homenagem na sede baiana – o presidente da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg), Rubens Filetti, Luiz Alberto Pereira, presidente do sistema OCB-GO e Sucena Hummel, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) irão para a Salvador.
Nos bastidores, aliados revelam que o governador enfrentou pressões internas no União Brasil para adiar o lançamento da pré-candidatura. A ideia era manter apenas o caráter protocolar da viagem, já que inicialmente a ideia era que Caiado fosse apenas homenageado com o título de cidadão baiano na Assembleia Legislativa da Bahia.
O local do lançamento também foi alvo de ajustes. Inicialmente previsto para o estacionamento da própria Assembleia, o evento foi transferido para o Centro de Convenções de Salvador. De acordo com interlocutores, a mudança teve como objetivo evitar qualquer margem para questionamentos jurídicos relacionados à legislação eleitoral. Caiado, entretanto, preserva seus correligionários e tem dito que todo o alvoroço em torno da sua pré-candidatura tem sido promovida pelo Governo Federal, que tem promovido uma perseguição não apenas ao seu projeto, mas também ao Estado de Goiás.