A Caixa realiza nesta sexta-feira (14) o depósito de uma nova parcela do auxílio emergencial de R$ 600. Aniversariantes de agosto recebem via poupança digital a 4ª, a 3ª, a 2ª ou a 1ª parcela, conforme a data em que tiveram o cadastro aprovado.
O pagamento desta sexta também é valido para os nascidos em agosto que entraram no novo calendário em razão de uma das seguintes situações:
- Quem contestou a negativa do auxílio entre 24 de abril e 19 de junho e teve o cadastro aprovado recentemente
- Quem já tinha recebido parcelas do auxílio, mas teve o pagamento bloqueado em julho após reanálise cadastral
Os beneficiários que recebem o depósito de uma nova parcela nesta sexta-feira só podem movimentar a poupança pelo aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS), que permite pagamento de contas e boletos e compras por meio de cartão virtual. Saques e transferências serão liberados a partir de 1º de setembro para esse grupo.
Veja a seguir os diferentes cronogramas de pagamento e detalhes de como acessar o auxílio emergencial.
Novos pagamentos da 4ª, 3ª, 2ª e 1ª parcela (público geral)
Estes pagamentos valem para quem se inscreveu pelo aplicativo ou site, ou que já estava no Cadastro Único mas não é beneficiário do Bolsa Família.
A parcela depende de quando o cadastro foi aprovado pelo governo, de acordo com o seguinte critério:
- 1ª parcela: quem teve o cadastro aprovado em julho e não recebeu nenhum pagamento
- 1ª parcela: quem contestou o cadastro entre 24 de abril e 19 de junho e foi aprovado depois disso
- 2ª parcela: quem começou a receber o auxílio entre o final de junho e o começo de julho
- 3ª parcela: quem começou a receber o auxílio em maio
- 4ª parcela: quem começou a receber o auxílio em abril
A partir deste mês, a Caixa também retomou os pagamentos para quem já havia recebido alguma parcela, teve o cadastro bloqueado em julho, e agora está desbloqueado. Esse grupo pode receber a 3ª ou a 4ª parcela.
No início de julho, a Caixa mudou a forma de realizar os pagamentos. Antes, cada grupo de aprovados tinha um calendário próprio. Agora, todos os aprovados (menos os do Bolsa Família) recebem juntos conforme o mês de nascimento, no que a Caixa chama de ciclos de pagamento.
Não importa em qual etapa o beneficiário esteja, ele deve receber um pagamento por ciclo até ter completado cinco parcelas, que é o que todo aprovado tem direito.
A cada ciclo há dois cronogramas, ambos levando em conta a data de nascimento do trabalhador.
Na primeira etapa do “Ciclo 1”, entre 22 de julho e 26 de agosto, o dinheiro será depositado em uma poupança digital da Caixa e, nesse caso, os valores podem ser usados apenas para pagamento de contas e boletos e para compras por meio de cartão virtual. É necessário usar o aplicativo Caixa Tem (Android e iOS).
A segunda etapa do “Ciclo 1”, entre 25 de julho e 17 de setembro, é para o saque do auxílio ou para transferir o dinheiro a outra conta. Veja:
Como o governo cancelou um antigo calendários de saques, algumas pessoas receberão durante o “Ciclo 1” o depósito de mais uma parcela antes de terem conseguido sacar a parcela anterior. Nesse caso, o beneficiário poderá sacar as duas parcelas juntas na data prevista acima, na coluna da direita, conforme o mês de aniversário.
Auxílio para inscritos no Bolsa Família
Beneficiários do Bolsa Família têm um cronograma próprio. Quem está no programa e preenche os requisitos para receber o auxílio emergencial não acumula os dois pagamentos. Recebe apenas o que for de maior valor.
A 4ª parcela já está liberada para saque a todos do Bolsa Família que têm direito ao auxílio emergencial. O saque da 5ª parcela será liberado entre 18 e 31 de agosto, conforme o dígito final do NIS:
Os beneficiários do Bolsa Família podem sacar o valor do auxílio por meio do cartão do Programa Bolsa Família, Cartão Cidadão ou por crédito em conta da Caixa.
Contas bloqueadas no Caixa Tem
A Caixa bloqueou a poupança digital de algumas pessoas alegando “inconsistências cadastrais”. Também houve poupanças suspensas no Caixa Tem porque o banco suspeitou de estavam sendo usada por golpistas.
Segundo a Caixa, o desbloqueio de contas por causa de “inconsistência cadastral” pode ser feito pelo app Caixa Tem.
Já as pessoas com conta bloqueada por suspeita de fraude precisam procurar uma agência da Caixa, respeitando o seguinte cronograma: