O calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2017 será ampliado. Ao contrário de ir até julho, como no ano passado, o prazo vai até o mês de novembro para veículos com placa de final 0.
Com a alteração, que ainda será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), a sequência para pagamento continua do final 1 ao 0. Quem optar por quitar ou pagar parcelado terá como data limite de 27 de fevereiro a 30 de novembro, conforme a placa.
Conforme previsto, a fiscalização começa em abril. O Departamento de Trânsito de Goiás, baseado em dados de até setembro de 2016, informa que a frota tributável em Goiás, é de 3,07 milhões de veículos.
O novo calendário poderá ser acessado no site do Detran. O sistema foi atualizado e os proprietários de veículos terão acesso aos boletos que poderão ser pagos em três parcelas ou parcela única.
Estão mantidos benefícios e vantagens como valores e condições de desconto, de 50% para veículos populares, como os carros 1.0 e motocicletas 125 cilindradas, sem infrações de trânsito no ano anterior e de 5% ao motorista inscrito no programa Nota Fiscal Goiana.
No mês passado, o governo havia anunciado que o IPVA 2017 seguiria o mesmo modelo de 2016. Estavam previstos pagamentos em três parcelas ou em parcela única. Nesse último caso, a quitação do débito deveria ser efetuada até a data que correspondia ao pagamento da última parcela daqueles que preferiram dividir em três vezes.
Por nota, o governo estadual informou que a ampliação do calendário “resultado do trabalho sério de austeridade com as contas públicas e do equilíbrio e alívio gerado pelo ajuste fiscal realizado nos últimos dois anos”.