VIRALIZOU

Calor faz codornas nascerem dentro de embalagem para ovos no Piauí

Quando a gente pensa que já viu de tudo vem a vida e nos surpreende!…

Quando a gente pensa que já viu de tudo vem a vida e nos surpreende! Foi isso que aconteceu com o gerente e um funcionário de um mercado em Campo Maior, a 80 km de Teresina (Piauí). Eles ficaram surpresos ao presenciar o nascimento inusitado de quatro codornas em uma prateleira do estabelecimento. Tudo indica que o calor de aproximadamente 37 ºC provocou a eclosão dos ovos que estavam à venda.

“Achamos uma chocadeira aqui. Olha! Meu Deus! […] Mas também, meu amigo, um sol desse aqui”, disse o gerente Fábio Gomes em vídeo que registrou o nascimento inesperado.

O caso aconteceu em 21 de setembro, mas ganhou as redes sociais nesta quinta-feira (13).

Naquele dia, por volta das 16h, o funcionário Manoel Pereira chamou o gerente após ouvir um barulho estranho vindo da prateleira. Ao se aproximar, a dupla notou algo em movimento dentro de uma cartela com 30 ovos.

Imagens registradas pelo gerente mostram o momento em que ele abre a cartela e encontra os quatro filhotes. Um deles chega a cair e é aparado pelo homem. Apesar de serem resgatadas com vida, as quatro aves acabaram morrendo.

Em entrevista ao G1, o zootecnista Bruno Costa, explicou que o nascimento dos animais indica que os ovos estavam fecundados. Os filhotes levam, em média, 17 dias para nascer. A variação de temperatura, contudo, pode acelerar ou atrasar a eclosão.

“Ovo fértil, uma temperatura que se aproxime dos 37°C e uma umidade que passe dos 60%, deram condições para a eclosão. A temperatura acima da ideal, 37,2°C, pode antecipar a eclosão. Abaixo, pode atrasar. Ambos casos trazem prejuízos de desenvolvimento para as aves”, esclareceu o especialista em entrevista ao G1.

Codornas nascem em prateleira de mercado após ovos eclodirem (Foto: Reprodução)