COMPROMISSO COM INFÂNCIA

Candidatos à prefeitura de Goiânia assinam compromisso com a primeira infância

Composta por 27 itens, a carta visa garantir os direitos à primeira infância, por meio da efetivação de políticas públicas específicas para crianças de zero a seis anos

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) reuniu todos os candidatos à Prefeitura de Goiânia para participarem de uma assinatura da carta “Eu me comprometo com a Primeira Infância”. A medida é uma iniciativa do Comitê Goiano do Pacto Nacional pela Primeira Infância, que busca a efetivação de políticas públicas específicas para crianças de zero a seis anos.

Esta, segundo a entidade, é uma forma de garantir condições de vida adequadas para essa faixa etária, considerada a mais importante do desenvolvimento humano. A Carta é composta por 27 itens, que visam garantir os direitos à primeira infância.

O compromisso foi firmado na última sexta-feira (13/09), realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), contou com a presença de todos os candidatos à Prefeitura de Goiânia e de representantes do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Ministério Público de Goiás (MPGO), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO).

Apresentação da carta

O membro do Comitê da Primeira Infância, Halim Girade, representante do TCE-GO, ao apresentar a carta, relatou dados importantes para os candidatos entenderem a necessidade de assumirem o compromisso. “Trabalhar a primeira infância é garantir os direitos das crianças e o futuro da sociedade. Não é só para o futuro como crianças, e sim garantir o direito delas agora”, afirmou.

Compromisso dos candidatos

O candidato Sandro Mabel destacou a importância do evento em defesa dos direitos das crianças. “A primeira infância é a fase mais importante da vida. É quando toda a formação cognitiva acontece. As crianças precisam estar bem formadas, ter uma boa alimentação, precisam de estímulo na educação”, enfatizou ao assinar o compromisso.

A candidata Adriana Accorsi ressaltou que, por já atuar na área da infância, vê como necessário tratar o tema como um compromisso. “É um momento muito importante e marcante na minha vida. Esse compromisso dos candidatos para com a sociedade é responsabilidade de todos nós. A carta traz pontos fundamentais para garantir os direitos das crianças e das famílias”, afirmou.

O candidato Professor Pantaleão, destacou que defende o tema há 4 décadas, destacou a importância da adesão e do cuidado com a primeira infância por parte de todos os candidatos. “Essa iniciativa é salutar e fundamental”, disse.

O candidato Fred Rodrigues, que também concordou com a adesão em defesa da Primeira Infância, classificou como “excelente” a carta de compromisso. “A execução, principalmente na primeira infância, depende da prefeitura. Então, a gente tem que trabalhar com consciência”. Ele ainda destacou que ficou feliz em poder participar.

O candidato Matheus Ribeiro ressaltou a importância de o poder público garantir dignidade a quem mais precisa. “Esse pacto também é um pacto em defesa da cidadania. Afinal de contas, estamos falando de futuros cidadãos que precisam ter seus direitos assegurados, principalmente na qualidade da prestação dos serviços municipais”, frisou ao se comprometer com o tema.

O senador Vanderlan Cardoso garantiu adesão à Carta. “Eu não vi nada nos itens colocados que não possa ser cumprido. Já firmamos esse compromisso quando fui prefeito de Senador Canedo, em parceria com o Poder Judiciário estadual e o Ministério Público. Essa parceria foi fundamental para a construção de uma nova cidade”, disse.

O candidato à reeleição para a prefeitura da capital, Rogério Cruz, afirmou que sua gestão já é comprometida com a Primeira Infância. “Eu continuo me comprometendo, sim, em continuar aderindo ao Pacto pela Primeira Infância e manter esse compromisso que já é assinado por mim desde o ano passado. Continuaremos trabalhando pela infância na capital”, reforçou.