cão policial

Cão que serviu à PM de Goiás se aposenta após nove anos de serviço; vídeo

A especialidade do animal era encontrar armas de fogo

O Comando de Missões Especiais aposentou o cão Perseus, que dedicou quase 9 anos de sua vida ao trabalho policial. Treinado para localizar drogas e munições, a especialidade do animal era encontrar armas de fogo.

Nascido no Batalhão de Policiamento com cães, o pastor holandês viveu até recentemente auxiliando os agentes. Agora que está aposentado, poderá viver uma vida no campo, na chácara do parente de um policial.

Perseus, descrito como um animal amoroso e dedicado, auxiliou em ocorrências, cadeias e buscas por armas e drogas, servindo à sociedade goiana no combate ao crime.

Quando um cão policial se aposenta, normalmente eles são doados para alguma família ou é aberto um processo de seleção para adotar o cachorro. Em alguns casos, há critérios para adotar os cães, como as condições do candidato e um termo de responsabilidade, que também dará garantias de que o cão não irá mais trabalhar.

Em 2023, a Polícia Rodoviária Federal de Goiás (PRF) abriu inscrições para a adoção de um Pastor Belga, de nome Jambo. O animal estava trabalhando na PRF desde 2018 e auxiliou em pelo menos 70 prisões e na apreensão de cerca de 10 toneladas de entorpecentes. O cão foi dotado pelo chefe de cozinha Edgar Ferreira Melo, que atendia aos requisitos e já tinha conhecimento das necessidades e treinamentos do cachorro.

Neste ano de 2024 o cão Echo, também da PRF, se aposentou e gerou uma fila de candidatos para a adoção, com 250 interessados. Foi descrito como um cão inteligente e ativo, os requisitos para a doção continham uma casa espaçosa para que ele pudesse gastar sua energia e não ficar ansioso.