animal

Capivara causa atraso em 25 voos no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo

CEO da Latam disse que animal na pista provocou um efeito cascata no atraso

Uma interrupção momentânea das operações na pista 10R no Aeroporto Internacional de Guarulhos ocorreu na última segunda-feira (1º), por volta das 8h, devido a um reporte de avistamento de uma capivara.

Com isso, os voos foram direcionados exclusivamente para a pista 10L, resultando em atrasos para cerca de 25 voos. O CEO da Latam, Jerome Cadier, mencionou que os voos da companhia foram afetados durante os 15 minutos de operações devido à presença do animal na pista.

Cadier explicou que os atrasos têm um efeito cascata, afetando a programação de voos, conexões de passageiros, horários de serviço da tripulação e aumentando das filas. Ele enfatizou a necessidade de uma melhor gestão de fauna por parte dos administradores do aeroporto e do município de Guarulhos.

Em sua publicação no LinkedIn, Jerome pediu desculpas pelos transtornos causados e destacou que a empresa trabalhou para resolver a situação o mais rápido possível.

Já a Latam destacou a importância de uma gestão eficiente da fauna nas áreas próximas aos aeroportos brasileiros. Em 2023, a companhia registrou 563 casos de colisão com pássaros em voos no Brasil e observou um aumento nas interdições devido à presença de animais, como o incidente com a capivara em Guarulhos.

No passado ocorreu outro incidente envolvendo uma capivara no Aeroporto de Guarulhos. Na ocasião, o animal foi atropelado por um Airbus da companhia.

Motorista atinge capivara no DF, perde o controle do carro e morre após bater em árvore