JUDICIÁRIO

Carlos França assume presidência do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça

O goiano é presidente do TJGO e conseguiu se reeleger para o biênio 2023/2024 em eleições antecipadas no ano passado

O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos França, assume, nesta quinta-feira (19), às 19 horas, a presidência do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). A solenidade será realizada na cidade Foz do Iguaçu, Paraná, estado do atual presidente do Consepre, desembargador José Laurindo de Souza Netto, chefe do Poder Judiciário paranaense.

Além de Carlos França, compõem a nova mesa diretora do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil os desembargadores Marcos Alaor Diniz Grangeia (TJRO), como vice-presidente; Paulo Sérgio Velten Pereira (TJMA), como vice-presidente de Relacionamento Institucional; Iris Helena Medeiros Nogueira (TJRS), como vice-presidente de Cultura, e José Arthur de Carvalho Pereira Filho (TJMG), como vice-presidente de Inovação e Tecnologia.

O Consepre reúne presidentes dos 27 Tribunais de Justiça do País. França será o primeiro Presidente do TJGO a assumir o cargo máximo do órgão. O objetivo da entidade é fortalecer o papel constitucional, garantir a representatividade do judiciário e preservar sua autonomia de forma efetiva.

Presidência

Carlos França assumiu a presidência do Tribunal de Justiça de Goiás em fevereiro de 2021, depois de 10 anos como desembargador. Após mudança na legislação, em eleições antecipadas, ele foi reeleito para o biênio 2023/2024.

França foi o primeiro presidente reeleito na história do órgão. A possibilidade de reeleição foi permitida a partir de uma alteração no Código de Organização Judiciária (COJ), aprovado pela Assembleia Legislativa.