Carrefour demite 2.200 funcionários às vésperas do Natal
Grupo diz que movimento é 'natural do setor varejista'
O grupo Carrefour está demitindo 2.200 funcionários às vésperas do Natal. Os desligamentos tiveram início no mês passado e incluem tanto funcionários diretos quanto indiretos, segundo a companhia. Apesar de um número relevante, de acordo com o próprio Carrefour, o volume é baixo em relação ao total de funcionários do grupo, de 130 mil –o equivalente a 1,5% do total, que também inclui empregados diretos e indiretos.
O Carrefour é o maior varejista do país, dono também do atacarejo Atacadão, do clube de compras Sam’s Club, de postos de gasolina e drogarias com a bandeira Carrefour.
Questionado sobre o motivo das demissões, o grupo afirmou, por meio de nota, que “os ajustes de quadro realizados neste período fazem parte de um movimento natural no setor varejista e não impactam a operação de final de ano ou o atendimento e serviços aos clientes.”
A companhia afirmou que abriu contratação de 6 mil vagas em outubro, que ainda estão em andamento. As contratações são para unidades do grupo em 20 estados do país e do Distrito Federal.
A empresa não informou em quais cargos se concentram a maioria das 2.200 posições desligadas neste momento, nem a proporção entre terceirizados e efetivos entre os demitidos.
O movimento chama a atenção porque é nesta época do ano que os varejistas fazem contratações temporárias para atender o aumento da demanda. Segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), os supermercadistas projetam alta de 12% no consumo para este período de festas, em relação ao mesmo intervalo do ano passado.
Na opinião do consultor Eugênio Foganholo, o desligamento de 2.200 pessoas é inusitado levando em conta esta época do ano. “É natural a rotatividade do varejo, normalmente o número de contratações e desligamentos se igualam ao longo do ano. Mas não no período de festas, que é o mais aquecido do ano”, diz.
*Via Folha de São Paulo