sem noção

Caso da cachoeira azul: Secretaria autuará responsável e não acha danos na água

Multas e demais penalidades serão definidas e aplicadas após laudo técnico

Cerca de 40 mil pessoas devem visitar os três cemitérios de Aparecida de Goiânia nesta quarta-feira (2) de Finados. Para atender essa demanda, os locais estarão com programação exclusiva para a data. Durante todo o dia, haverá equipe de missionários com programação religiosa, como missas, orações e homenagens.

Por esse motivo, servidores da Central de Óbitos estará nos cemitérios para orientar visitantes sobre a localização dos túmulos e horários das missas nas capelas e nas tendas montadas nos locais.

Manutenção

Os dois cemitérios municipais passaram por mutirão de limpeza e manutenção na parte interna e externa. Além disso,  tiveram renovação das pinturas de meio-fio e dos muros, roçagem, varrição, calçada e limpeza em geral.

Confira a Programação Dia de Finados

Missas no Cemitério Central (municipal)
Horários: 8h, 10h, 16h

Missas no Cemitério Jardim da Esperança (municipal)
Horários: 8h, 10h, 16h

Missas no Cemitério Jardim da Paz (particular)
Horários: 8h, 10h, 16h

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) não encontrou indícios de alteração visual nos parâmetros físicos da água, como cor e odor, e não houve mortandade de fauna na Cachoeira Queima-Pé, localizada em Tangará da Serra (243 km de Cuiabá). Foi nesse local que houve um chá de revelação cuja água foi tingida de azul.

Segundo o órgão, uma análise laboratorial da água realizada na última segunda (26) não apresentou alteração na qualidade dela. Mesmo assim, um dos responsáveis pelo evento já compareceu na sede da Sema-MT de Tangará da Serra para prestar esclarecimentos e disse que o produto lançado na água foi de autoria de um dos familiares. Essa pessoa já foi encontrada e será autuada.

De acordo com a Sema-MT, houve uma conduta em desacordo com a legislação, já que é infração ambiental lançar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos ou detritos, óleos ou substâncias oleosas em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou atos normativos. As multas e demais penalidades serão definidas e aplicadas após laudo técnico elaborado pelo órgão ambiental competente.

O casal que viralizou com o chá de revelação foi bastante criticado nas redes sociais pelo excesso de criatividade e da falta de bom senso. Para anunciar a espera de um menino, as águas de uma cachoeira foram tingidas de azul pela família dos “grávidos”. As imagens causaram revolta nas redes e foram deletadas do Instagram onde originalmente foram publicadas. O evento reuniu cerca de 50 pessoas entre familiares e amigos do casal.