ELEIÇÕES

Caso de homem que foi arrastado por caminhão em protesto bolsonarista completa 2 anos

Na época, as imagens do comerciante renderam diversos memes que o comparavam ao personagem "Homem-Aranha"

O caso do homem que foi arrastado por um caminhão durante um protesto bolsonarista completou 2 anos. Em novembro de 2022, a imagem que circulou pelas redes sociais marcou os protestos realizados após a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais. Na cena, registrada em Caruaru, Pernambuco, o comerciante Junior César Peixoto, usando camisa amarela e boné, aparece agarrado à cabine de um caminhão em movimento. Ele tentou impedir que o veículo furasse um bloqueio promovido por manifestantes no referido município.

As imagens viralizaram rapidamente e renderam montagens humorísticas que comparavam Peixoto a personagens de filmes como “Homem-Aranha 2″. Ele foi apelidado de “patriota do caminhão” ou “bolsonarista do caminhão”. A repercussão inesperada fez com que o homem, que foi arrastado pelo caminhão, excluísse suas redes sociais e evitasse entrevistas, alegando ter sido exposto.

Os protestos da época, realizados por apoiadores de Bolsonaro, incluíram bloqueios em diversas rodovias do país, causando transtornos para motoristas e prejuízos econômicos. A ação questionava o resultado eleitoral, que garantiu a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).