Catalão vai adotar transporte público gratuito no domingo de eleições (30)
através dessa medida, espera-se que a abstenção seja menor que no 1° turno
O transporte público em Catalão será gratuito no domingo de eleições (30).
Atualmente, os ônibus da cidade não operam durante os finais de semana. Mas, devido à realização do segundo turno das eleições presidenciais, cinco linhas do transporte coletivo de Catalão estarão à disposição da população gratuitamente, das 8h às 18h, e conforme escala tradicional das linhas.
A providência somente foi possível por conta de uma autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). Pela medida, governadores e prefeitos que decidirem ofertar transporte público no dia da eleição não poderão sofrer punições pela Lei de Responsabilidade Fiscal por empregarem dinheiro público para custear a medida. Além disso, poderão ser oferecidas linhas especiais para locais de longa distância, com contratação de ônibus escolares.
Para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, a medida favorece a democracia. Isso porque, através dessa medida, espera-se que a abstenção seja menor que no 1° turno, já que uma das justificativas para o não comparecimento de eleitores às urnas foi o custo do transporte.