Celg confirma que fez corte de energia a pedido do ONS, afetando parte de Goiânia
A companhia goiana informa que o corte foi realizado conforme orientações do Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico, "em função das condições sistêmicas"
O apagão que afetou boa parte do Brasil na tarde desta segunda-feira, 19, também foi sentido em Goiás. Segundo a distribuidora Celg-D, houve corte manual de carga no total aproximado de 200 megawatts (MW) a partir das 14h58.
A companhia goiana informa que o corte foi realizado conforme orientações do Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico, “em função das condições sistêmicas”.
A Celg cita que o corte afetou várias regiões de Goiás, inclusive parte de Goiânia, com normalização a partir das 16 horas.
No Distrito Federal, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) solicitou redução de 113 megawatts (MW) do sistema de distribuição de energia elétrica da CEB. Para isso, a companhia desligou oito subestações: Samambaia Oeste, Brazlândia, PAD/DF, Planaltina, São José, Vale do Amanhecer, São Sebastião e Sobradinho.
O saldo da operação aponta que 154.654 mil unidades consumidoras ficaram sem energia de 15 horas às 15h40 e 2.346 unidades consumidoras atendidas pelas subestações PAD/DF e São José ficaram sem energia de 15 horas às 17 horas.
Ao todo, o sistema de distribuição da CEB-D conta com 980.969 mil unidades consumidoras. A região central de Brasília, onde fica a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes, não foi afetada.