OVG

Centro de Apoio começa a atender romeiros a caminho de Trindade

Governador Marconi Perillo inaugurou o espaço na tarde desta sexta-feira. Local vai oferecer lanche

O Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) iniciou na tarde desta sexta-feira (24), o atendimento aos peregrinos a caminho de Trindade. O CAR é uma iniciativa do Governo do Estado, desenvolvida pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). A solenidade de abertura contou com a presença do governador Marconi Perillo e da diretora geral da OVG, Eliana França. A programação incluiu a apresentação da Banda Inclusiva Luar, do hospital filantrópico Vila São Cottolengo, e benção do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz.

O CAR oferece leite com canela, café, chá, suco, pão (com mortadela ou manteiga) e água. O atendimento aos romeiros prosseguirá até o dia 03 de julho, data de encerramento da romaria. O Centro funciona 24 horas e tem o apoio de mais de 750 pessoas. São 18 cozinheiras, 28 atendentes de balcão, 15 funcionários da Organização, 107 voluntários e mais 600 bolsistas do Programa Bolsa Universitária. Essas pessoas irão trabalhar em períodos alternados e de acordo com a demanda em cada período da festa, se revezando na produção e distribuição de lanches.

A dona de casa Iracema Cunha de Araújo, 68 anos, é voluntária pelo nono ano no Centro de Apoio ao Romeiro. Ela conta que sempre fazia a caminhada da fé e que foi atendida com tanto carinho no CAR que sentiu vontade de fazer parte da equipe. “Conto os dias para vir para cá. Aqui fazemos tanta coisa para ajudar o próximo. Enquanto o Divino Pai Eterno me der forças eu vou continuar vindo para cá”, diz.

Laurentina Viana Souza, 43 anos, veio de Redenção do Pará e participa da Romaria de Trindade pela primeira vez. “O Divino Pai Eterno me concedeu uma graça e vim agradecê-lo. Parei aqui no Centro de Apoio da OVG para conhecer o trabalho destes voluntários e fiquei encantada como nos tratam bem. Já fui a muitas festas religiosas lá na minha terra e por lá não tem este tipo de estrutura não,” conta.

O governador Marconi Perillo fez um agradecimento especial a todos os voluntários e empresários que contribuem para o atendimento no CAR. Ele disse que o momento era de agradecer ao Divino Pai Eterno pelas bênçãos alcançadas e de pedir sabedoria para continuar o trabalhando. “Eu e a presidente de honra da OVG, Valéria Perillo, estamos muito felizes em apoiar esta tradição.“

Segundo a diretora geral da OVG, Eliana França, neste ano, a expectativa é de que sejam atendidas 300 mil pessoas no CAR. “Nosso objetivo é acolher os peregrinos. Aqui, os romeiros, que estiverem fazendo a caminhada de fé até a Basílica do Divino Pai Eterno, poderão tomar um lanche reforçado e de qualidade, além de renovar suas energias para agradecer e cumprir suas promessas.”

Estrutura

O Centro de Apoio ao Romeiro tem quase 2 mil metros quadrados de área física, a mesma estrutura implantada em 2015, com cozinha, onde são preparados os lanches para os romeiros, capela para orações e mais de 20 banheiros químicos, sempre abastecidos com papel toalha e papel higiênico.

A estrutura conta ainda com um posto de comando da Polícia Militar, uma ambulância e uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros, que ficam de prontidão 24 horas. Enfermeiras ficam de plantão para fazer atendimentos de primeiros socorros.