Grande volume

Chuva deixa ruas alagadas e causam diversos transtornos em Goiânia

Atualizada às 11h04 A chuva que caiu na noite desta quarta-feira (21) causou diversos transtornos…

Atualizada às 11h04

A chuva que caiu na noite desta quarta-feira (21) causou diversos transtornos em setores da capital. Ruas ficaram alagadas, casas invadidas pela enxurrada, falta de energia, semáforos inoperantes e danificações no asfalto foram alguns dos problemas detectados. Na Marginal Botafogo, o córrego chegou a transbordar durante a madrugada eparte da via foi, mais uma vez, interditada.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram realizados auxílios a carros que ficaram alagados na Marginal, no Setor Norte Ferroviário e na Alameda dos Buritis, no Setor Oeste. Não houve feridos.

Moradores de um casa localizada na Rua do Salmão, no Jardim Atlântico, viveram momentos de pânico com a invasão da água, após uma parede da residência desabar. Móveis e eletrodomésticos foram danificados, mas ninguém ficou ferido.

Outra residência também foi invadida pela enxurrada na Rua Anicuns, na Vila São Luiz. Os moradores também tiveram danos em eletrodomésticos, mas não houve vítimas.

Defesa Civil

De acordo com o coordenador executivo do órgão, Fernando Carmo Vieira, a capital goiana conta com 18 áreas de risco que são constantemente fiscalizadas por agentes. Porém, o coordenador destaca o surgimentos de novos pontos que merecem uma observação redobrada para evitar tragédias.

“Verificamos o caso que aconteceu na Marginal Cascavel, onde a força da água empurrou a grade de proteção da via. As presenças de alagamentos em pontos já conhecidos, como na Vila Santa Helena e outros novos, como a casa do Jardim Atlântico, que vamos fiscalizar para entender as causas “, destaca.

Fernando também alerta em relação as pessoas das áreas de risco resistirem em ficar dentro das residências para evitar tragédias. “Nunca deve-se ficar no local em chuvas com grande intensidade. Sempre procurar um lugar seguro até a chuva passar”, orienta.

Trânsito

A Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) informou que equipes auxiliaram em diversos pontos da cidade, como a Marginal Botafogo, onde parte do asfalto cedeu. Os agentes também auxiliaram o trânsito no cruzamento da Avenida 85 com a Rua T-53, no Setor Marista, onde semáforos ficaram inoperantes.

Agentes auxiliaram no trânsito na Marginal Botafogo (Foto: SMT)

Outro ponto da cidade que também sofreu com falta da sinalização eletrônica foi o cruzamento da Avenida 24 de Outubro com a Rua Moraes Filho, no Setor Campinas, e na Avenida Independência devido a falta de energia. Em nota, a Celg informou que equipes realizaram os reparos para restabelecer o fornecimento de energia, que voltou às 10h26. A companhia também informou que reforçou o quadro de funcionários para regularizar o fornecimento.

Comurg

Até o momento, foram registrados pela Comurg a queda de quatro árvores em Goiânia devido à chuva. Os casos aconteceram na Avenida T-4, no Setor Bueno; na RUA GV 15, no Residencial Goiânia Viva; na Avenida Contorno, no Parque Acalanto e na Segunda Avenida, no Setor Leste Vila Nova.

Diversas galhadas também foram notificadas na Marginal Cascavel e na Rua C-190, no Jardim América. Equipes estão trabalhando no momento para a retirada delas.

Galhos foram trazidos pela força das águas (Foto: Comurg)

Imagens 

Vários leitores do Mais Goiás mandaram vídeos de diversos pontos de alagamentos na cidade. O Córrego Cascavel transbordou nas proximidades da Santa Casa de Misericórdia, na Vila Americano do Brasil. Já a Avenida Copacabana, no Jardim Atlântico, ficou ilhada com tanta água e as ruas T-15 e T-36, no Setor Bueno, pareciam rios com a força da enxurrada.

 


Chuva continua

De acordo com o Instituto de Meteorologia (Inmet), somente ontem (21) choveu 68,8 milímetros em Goiânia. Esse volume é 32% do esperado para todo o mês de fevereiro que é de 214,8 milímetros. Durante os 22 dias do mês já choveu 163 milímetros.

Hoje tem o alerta de chuva que pode chegar a 30 milímetros no final da tarde e início da noite.  A previsão é que as pancadas de chuvas permaneçam até o início da próxima semana.