Chuva em Goiás é destaque em noticiário nacional: “seca histórica”
Reportagens do O Globo e UOL destacam a pior seca da série histórica no Brasil
A chuva que caiu por várias localidades de Goiás na noite do último sábado (28) virou notícia em sites nacionais. “Depois de quase 160 dias, cidades de Goiás registraram chuva neste sábado. O Brasil vive a pior seca da série histórica, segundo análise do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”, diz a reportagem do O Globo.
“Chuvas foram relatadas em municípios como Goiânia, Córrego do Ouro, Aparecida de Goiânia, Mineiros, Pirenópolis, entre outros. Em Morrinhos, há relatos até mesmo de granizo. A água foi bem-vinda e acompanhada de postagens com celebração em meio à forte estiagem”, continua o texto.
“Aquilo que parecia impossível… sim, está chovendo no Goiás!!”, escreveu um usuário do Threads. “A chuva chegou no meu Goiás, obrigada meu Deus!”, disse outro.
O Globo destacou ainda internautas relataram chuvas rápidas em Brasília: “O evento ‘chuva em Brasília’ foi tão lindo que enquanto eu estava gravando stories dirigindo pra mostrar a chuva, as pessoas dos carros dos lados também estavam”, disse um usuário do Bluesky.
Já o UOL publicou que, segundo a Saneago, a estiagem em alguns municípios goianos já durava mais de 150 dias — ou cinco meses.
“A chuva foi causada pela passagem de uma massa de ar frio e úmido sobre o estado, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. Também havia a possibilidade de fortes rajadas de vento e granizo, principalmente no sábado (28)”, lê-se na reportagem.
Calor forte e tempo seco voltam neste domingo (29)
O que é bom dura pouco. Para este domingo (29), o Climatempo prevê temperatura mínima de 24ºC e máxima de 38ºC em Goiânia, sem possibilidade de chuva. Nessa seca histórica, o calor continua nos próximos dias, e os termômetros devem passar de 40ºC na sexta (4) e no sábado (5).
A melhor expectativa para chuvas mais intensas é em torno do dia 09 de outubro. Quando essas chuvas chegarem, pode-se esperar até mesmo granizo e rajadas de vento forte devido ao choque entre as massas quentes e frias.