Chuva forte causa deslizamentos de terra e mortes em Santa Catarina; vídeo
Cidades registraram alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra; há desaparecidos
Uma forte chuva que atinge Santa Catarina desde a noite de quarta-feira (16), tem causado alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra em cidades do estado, que já contabiliza 11 mortes – 10 em Presidente Getúlio e uma em Ibirama. Até a manhã desta quinta-feira (17), 20 pessoas estavam desaparecidas.
De acordo com a Defesa Civil do estado, o acesso à Presidente Getúlio, que tem cerca de 14 mil habitantes e fica a cerca de 80 quilômetros de Blumenau, está bloqueado por causa de deslizamentos de terra. Outras cidades da região também foram atingidas, como a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e o Oeste do Estado.
Os bombeiros orientam para que as pessoas não saiam de casa para se deslocar na cidade. “Recebemos mais de 100 ligações, a maioria delas em virtude de inundação. Tiveram casas em que o nível da água passou do ombro das pessoas. Vários óbitos foram confirmados em virtude dessa enxurrada”, disse o comandante dos bombeiros voluntários de Presidente Getúlio, Alex Lima.
Em 12 horas, o acumulado de chuva foi de 121 milímetros, segundo o Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), quase o que era previsto para todo o mês de dezembro. Confira vídeo desta manhã, do momento em que a chuva deu uma trégua.
Segundo a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), nesta manhã mais de 5,4 mil imóveis estavam sem energia e sem serviço de telefonia em Presidente Getúlio.
*Com informações do G1