ALERTA

Ciclone-bomba pode afetar o sul do Brasil

Fenômeno pode causar queda nas temperaturas, chuvas fortes e ventos intensos na região

Ciclone pode chegar ao Brasil na próxima terça-feira (12/11) (Foto: Reprodução)

Reações adversas indicam a possibilidade de formação de um ciclone-bomba no litoral sul do Brasil, na próxima semana, após dias de chuvas intensas e clima instável na região. A particularidade que está se desenvolvendo no Oceano Atlântico pode se aproximar da costa brasileira e trazer mais chuvas e rajadas de vento forte, a partir de terça-feira (12).

De acordo com o Climatempo, uma ciclone-bomba ocorre quando há uma queda abrupta da pressão atmosférica no centro de um sistema ciclônico, um processo conhecido como ciclogênese explosiva. Essa redução rápida da pressão provoca rajadas de vento e tempestades intensas. A classificação “bomba” é dada a um ciclone quando a pressão atmosférica cai 24 milibares ou mais em 24 horas, o que gera condições extremas de tempo.

Embora os meteorologistas monitorem de perto a evolução das características, ainda há incertezas sobre sua trajetória e a possibilidade dele atingir o litoral sul do Brasil. Entretanto, o alerta permanece ativo, já que a previsão é de que o ciclone cause queda nas temperaturas a partir da próxima terça-feira, além de chuvas fortes e ventos intensos na região.