CALORÃO

Cidade de SP registra o dia mais quente do ano, com 37,4ºC

A cidade de São Paulo registrou o dia mais quente do ano nesta quinta-feira. Segundo…

A cidade de São Paulo registrou o dia mais quente do ano nesta quinta-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 37,4ºC por volta das 15h em Interlagos, Zona Sul da capital paulista. No Mirante de Santana, Zona Norte, outra estação meteorológica, foram registrados 37,1ºC no mesmo horário.

Desde 1961, a temperatura mais alta marcada em São Paulo ocorreu em 17 de outubro de 2014, quando os termômetros atingiram 37,8ºC. O calor deve continuar nos próximos dias e, segundo o Inmet, se tiver chuva será bem isolada e não deve ser suficiente para refrescar.

— A primavera tem característica de aumentar a temperatura. Somada à massa de ar quente e seco que está em toda região central do país, aumenta ainda mais, somado à baixa umidade — explica Heráclio Alves, meteorologista do Inmet.

Rio: Onda de calor volta a lotar praias na capital carioca

No domingo, São Paulo deve registrar novamente uma mudança de temperatura, com aumento de nebulosidade e chuva isolada.

— Pode ter uma mudança mais significativa, e a temperatura despenca. Não deve passar dos 22º até pelo menos os dias 6 e 7 de outubro. Depois, a temperatura volta a subir — diz Alves.

A instabilidade do tempo no final de setembro e início de outubro é característica dos primeiros dias da primavera. A tendência é que a partir da segunda quinzena de outubro as chuvas se tornem mais regulares não só em São Paulo, mas em todo o Sudeste.