Há muito tempo se fala sobre as propriedades educativas dos video games, especialmente dos jogos de estratégia com temáticas históricas como Age of Empires, Rise of Nations, Civilization e a série Total War.
Agora, a Take Two Interactive Software divulgou que uma das maiores séries de estratégia do mundo, Sid Meier’s Civilization, vai ganhar uma versão focada no ensino de História e de resolução de problemas. Porém, o formato será aplicado somente em algumas escolas dos EUA.
Chamada CivilzationEDU permitirá aos alunos “a oportunidade de pensar criticamente e de recriar eventos históricos, considerando e avaliando as ramificações geográficas, tecnológicas e econômicas das suas decisiões. Explorando e avaliando sistemas e formas de pensar nas relações causais e correlativas do desenvolvimento militar, tecnológico, socio-econômico e político.
Alunos e professores terão diversas formas de acompanhar e avaliar o progresso dos alunos não apenas em apreender a História, mas também nesas capacidades de resolução de problemas. Ou seja, o aprendizado vai além de derrotar os hunos, mas em como derrotar os hunos, envolvendo administração de recursos, comando de tropas e medidas políticas.