SAÚDE

Com apenas 30% das crianças vacinadas, Aparecida faz campanha para imunização contra poliomielite

É bom lembrar que o Pará investiga um caso de poliomielite, que pode o primeiro registro da doença no Brasil desde 1989

Vacinação contra polio em Aparecida de Goiânia (Foto: Aparecida - Divulgação)

Com apenas 30% de crianças vacinadas contra a poliomielite, a prefeitura de Aparecida de Goiânia preparou o sábado (8) para ampliar a cobertura vacinal contra paralisia infantil e fazer a campanha multivacinação na cidade. A ação encerra a programação da força-tarefa para imunizar o público infanto-juvenil. Contudo, toda a família pode participar da vacinação, independentemente da idade. Todos os imunizantes de rotina e de campanha estarão disponíveis em 20 locais. Interessados devem apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação.

Ao todo, 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão funcionar em Aparecida, das 8 às 17h. A sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira também vai funcionar nesse horário. Já a Central de Imunização funcionará das 8 às 18h. No “Espaço 100 anos”, localizado na praça de alimentação do Aparecida Shopping, e no piso 1 do Buriti Shopping (em frente à Riachuelo), a imunização estará disponível das 10 às 18h.

O público-alvo da campanha de multivacinação são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Já o da poliomielite são todas as crianças de 1 até 4 anos, 11 meses e 29 dias, inclusive as que já receberam o imunizante anteriormente. Contudo, a ação também é uma oportunidade para que adultos e idosos atualizem o cartão de Vacinação.

Alerta

É bom lembrar que o Pará investiga um caso de poliomielite, que pode o primeiro registro da doença no Brasil desde 1989. O caso suspeito é o de um menino de três anos que não estava completamente vacinado contra a doença e que apresentou paralisia flácida aguda em Santo Antônio do Tauá.

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, reforça a importância da mobilização. Em Aparecida, apenas metade da população está com o esquema vacinal atualizado.

“Quando analisamos a vacinação de rotina, nossas taxas de cobertura vão de 36%, como no caso da tríplice viral, a 61%, como no da meningo C. É alarmante. Na Campanha contra a Influenza já imunizamos 81% dos grupos prioritários, mas na Campanha contra a paralisia infantil, apenas 30% do público procurou os postos. Quando somado ao que já tínhamos vacinado antes da campanha, nosso índice está em 58%, bem abaixo dos 95% necessários”.

Vacinas disponíveis

Durante o Dia D estarão disponíveis vacinas contra sarampo, catapora, febre amarela, caxumba, gripe, Covid e outras doenças. Ao todo, são mais de 20 imunizantes.

Onde se vacinar

Das 8 às 17:
UBS Santo André
UBS Papillon Park
UBS Veiga Jardim
UBS Pontal Sul
UBS Jardim Olímpico
UBS Expansul
UBS Cândido de Queiroz
UBS Jardim Florença
UBS Bandeirantes
UBS Madre Germana
UBS Buriti Sereno
UBS Bairro Cardoso
UBS Parque trindade
UBS São Pedro
UBS Anhambi
UBS Maternidade Marlene Teixeira

Das 8 às 18h:
Central de Imunização

Das 10 às 18h:
Aparecida Shopping (praça de alimentação – Espaço 100 anos)
Buriti Shopping (piso 1 – em frente à Riachuelo)

Das 8 às 12h:
Centro Haste (Rua São Salvador, Buriti Sereno)