Com mais de 24 mil casos, prefeitura de Aparecida intensifica ações contra dengue
Trabalho será focado nos bairros onde há mais registros da doença, principalmente Buriti Sereno, Goiânia Park Sul e Jardim Boa Esperança
Com 24.714 casos de dengue confirmados somente em 2022, a prefeitura de Aparecida de Goiânia intensificou nesta semana ações para combate à proliferação do mosquito aedes aegypti – dengue. O trabalho será focado principalmente nos bairros onde há mais registros da doença na cidade: Buriti Sereno, Goiânia Park Sul e Jardim Boa Esperança.
Estão também no alvo da prefeitura os bairros Santa Luzia, Colina Azul, Expansul, Parque Itatiaia, Jardim Olímpico, Tiradentes, Belo Horizonte, Rosa dos Ventos e Cidade Livre.
Os números de dengue em todo o Estado são altos — Goiás é o vice-líder nacional em número de casos prováveis da doença, com 204 mil ocorrências — e em Aparecida não é diferente. Para se ter uma ideia, até o momento, o número de casos é mais que o dobro do registrado em todo o ano passado.
Enquanto em 2021 houve 11.315 casos, neste 2022 são 24.714. Um aumento de 14,11% entre um ano e outro.
Se trata do maior número de casos dos últimos 7 anos. Os anos de 2018 e 2019 foram os que chegaram mais perto, com 18.145 e 18.453, respectivamente.
Em 2022 também houve o maior registro de casos considerados graves da doença. Até a semana epidemiológica 43 foram 30 casos.
Quanto aos óbitos pelo agravo, houve um aumento na ocorrência comparado aos anos anteriores. Até o momento o município possui 13 mortes confirmadas por dengue e outras 7 em investigação.
Combate
Para o ataque ao mosquito, a prefeitura conta com três equipamentos de fumacê advindos da Secretaria de Estado de Saúde — dos quais dois emprestados e um doado.
“Além disso, mobilizamos 120 trabalhadores e estamos usando nove veículos utilitários, 14 motocicletas e 1 caminhão para percorrer as regiões previstas”, explica o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira.