Uma das pousadas mais charmosas e conhecidas de Pirenópolis será totalmente repaginada. Em almoço para a imprensa na tarde de hoje (21), o grupo formado pela B3 Incorporadora e Construtora em conjunto com os atuais proprietários do terreno e investidores anunciaram que a Quinta Santa Bárbara será transformada em um eco resort, o primeiro sustentável na cidade.
O novo empreendimento, batizado de Quinta Santa Bárbara Eco Resort, está localizado no centro histórico de Pirenópolis num terreno de 60 mil m². Segundo o grupo empreendedor, apenas 10% do local será ocupado com a construção. As edificações terão altura máxima de 8,5 m² em até dois pavimentos, num total de 192 apartamentos de um ou dois quartos.
Para valorizar a cultura local, o resort tem projeto arquitetônico em estilo colonial com alguns elementos contemporâneos. O grupo anunciou ainda que serão contratados trabalhadores de Pirenópolis para a construção do empreendimento. A expectativa é que, durante as obras, cerca de 130 pessoas sejam contratadas. Quando entrar em operação, outros 100 empregos formais, entre diretos e indiretos, deverão ser criados. Os trabalhos de artesãos locais também serão utilizados na decoração dos apartamentos e dos ambientes de áreas comuns.
Sustentabilidade
O empreendimento também desenvolverá aproveitamento de águas, uso de energia solar e tratamento de 100% do esgoto. As chamadas águas cinzas (provenientes de chuveiros e lavatórios) serão tratadas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do próprio resort e serão reutilizadas para molhar jardim, lavar calçadas e para abastecer as descargas das bacias sanitárias. Já as águas negras (que possuem resíduos sólidos orgânicos) serão tratadas e usadas para produzir adubo que será aproveitado na área verde do terreno.
Além dos apartamentos, o resort contará com uma estrutura de lazer que inclui praça de eventos, redários, piscinas aquecidas adulto e infantil, piscina de hidromassagem, piscina com toboágua, playground, brinquedoteca, quadra poliesportiva, fitness, salão de jogos, sauna, pista de caminhada, lago contemplativo, restaurante e salão de eventos.
A antiga recepção da pousada Quinta Santa Bárbara, que foi tombada pelo IPHAN por sua arquitetura colonial, também será transformada em um café cultural, a ser inaugurado ainda neste ano. As obras de implantação já começaram.
Comercialização
As vendas dos apartamentos do empreendimento vão começar nessa quinta-feira (23) e a aposta do grupo empreendedor é num modelo diferente de venda. As unidades serão comercializadas na modalidade de fração imobiliária onde uma unidade é vendida para um número maior de pessoas. “No caso da Quinta Santa Bárbara são 12 proprietários, cada um com uma fração que dá direito a quatro semanas por ano. Nessas quatro semanas o empreendimento é seu. Você pode alugar, emprestar para quem você quiser, pode ser usado da forma como quiser”, explica a diretora comercial, Adriana Chaud.
Cada um dos proprietários poderá escriturar e registrar a sua fração imobiliária, com direito de uso em períodos distintos dos demais ao longo do ano. O dono da fração também poderá trocá-las com outros proprietários, através da administradora do empreendimento ou através da RCI, a maior empresa de intercâmbio de férias do mundo. “Você pode também trocar essas semanas, todas ou parte delas. Você pode promover a troca da sua semana na Quinta por uma semana no Beach Park ou na Costa do Sauípe, ou também por um no exterior, são cinco mil opções,” conta Adriana.
Os apartamentos estarão à venda a partir de R$ 37 mil. Segundo a diretora comercial, os preços variam de acordo com a semana escolhida pelo proprietário. “Tem semanas mais valiosas e semanas menos valiosas, de alta e baixa temporada.”
O lançamento oficial do Quinta Santa Bárbara Eco Resort será em setembro deste ano. Depois de realizar as obras de captação e escoamento da água pluvial no local, que deve levar um ano, serão iniciadas as obras de edificações do complexo hoteleiro. A previsão é de que o empreendimento fique pronto em 2020.