Com rock goiano, campanha incentiva doação de sangue na capital
Campanha será realizada neste sábado no Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG)
Acontece neste sábado (21) a 7ª edição da campanha Doe Sangue ao Som do Rock, em Goiânia. O evento é realizado pelo Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), em parceria com a Hemocentro de Goiás e contará com apresentações de bandas de rock goianas, com músicas do rock nacional e internacional.
A campanha celebra a semana do Doador Voluntário de Sangue e conta com apoio de cerca de 30 motoclubes do Estado e estabelecimentos voltados a esse público. Em 2019, foram arrecadadas cerca de 80 bolsas de sangue e realizados 77 cadastros de medula óssea.
O intuito é aumentar o estoque de sangue do Hemocentro para o mês de dezembro, já que durante o período de férias a demanda por sangue cresce, mas o número de doações diminui. De acordo com Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), já em outubro deste ano a demanda por sangue na Hemorrede Pública de Goiás subiu de 3,2 mil para mais de 4 mil bolsas mensais, devido a retomada de atividades no comércio e setor turístico.
Em decorrência da pandemia de covid-19, neste ano o evento contará com uma triagem de cuidados sanitários, para garantir a segurança dos doadores. É obrigatório o uso de máscaras de proteção, aferição da temperatura e a lavagem das mãos nas pias.
Requisitos básicos para doar sangue
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
- Pesar no mínimo 50kg;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Estar alimentado, mas evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação;
- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação;
Serviço:
Evento Doe Sangue ao som do Rock
Entrada gratuita
Data: 21 de novembro, sábado
Horário: das 9 às 14 horas
Local: Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG