ELEIÇÃO | GOIÂNIA

Com saída de aliado, Maguito pode perder cerca de 36 segundos na TV

Dra. Cristina consegue liminar para retirar sigla da coligação do emedebista; presidente do PL diz que, em último caso, candidatura será retirada por intervenção estadual

Médico do Albert Einstein diz que Maguito foi salvo "na unha"
Médico do Albert Einstein diz que Maguito foi salvo "na unha"

A candidata a prefeita de Goiânia Dra. Cristina (PL) conseguiu retirar, liminarmente, o PL da coligação do postulante do MDB a prefeito, Maguito Vilela. Com isso, o emedebista deve perder cerca de 36 segundos do tempo de propaganda eleitoral gratuita, segundo informações de membros do partido. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) irá divulgar os números oficiais apenas em 5 de outubro.

Na decisão, o juiz eleitoral Wilson da Silva Dias determinou que, “para fins de realização de plano de mídia e distribuição de tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão, a exclusão do PL da Coligação ‘Pra Goiânia Seguir em Frente’ [de Maguito Vilela], com destinação do mesmo à propaganda da nominada agremiação de forma isolada”. Com isso, a chapa do MDB fica com as seguintes siglas: PMB, PTC, PCdoB, Patriota e Republicanos.

Já o PL tem 24h para apresentar as atas da convenção que aclamaram Dra. Cristina como candidata, bem como o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap). Em caso de descumprimento, a sigla pode incorrer em crime de desobediência, com previsão de multa diária de R$ 30 mil.

O Mais Goiás procurou a assessoria de Maguito, mas a mesma informou que não iria se manifestar sobre questões internas do PL. Vale destacar que Vilela já havia se reunido com os candidatos a vereador do PL no último fim de semana.

Pelo menos três partidos já convidaram Cristina Lopes
(Foto: Fernando Leite/Jornal Opção)

PL

Valdery Júnior, presidente metropolitano do PL, informou que foi aberto prazo e o partido está recorrendo. Segundo ele, primeiro vai tentar resolver a questão na esfera eleitoral.

Ele explica que tanto ele, como a diretoria da legenda, tem muito apreço pela Dra. Cristina, mas ela não conseguiu viabilizar a candidatura. De acordo com o presidente, o vice dela, Coronel Luiz, logo após a convenção, pediu para deixar o cargo e ser registrado na chapa de vereadores. Além disso, ele afirma que já conversou com o militar e ele foi colocado novamente como vice sem o consentimento.

“É uma pessoa maravilhosa, mas não viabilizou a candidatura, não cresceu nas pesquisas. Ela está no direito dela de recorrer. Se ela acha importante… Contudo, o partido já definiu: ela não será candidata. Na pior das hipóteses [se a justiça não reverter], vamos entrar com intervenção estadual.”

Valdery explica que o estatuto do partido prevê que o presidente estadual da sigla pode retirar a candidatura, a qualquer momento, se entender que não é viável. “Mesmo se estiver em campanha. Mas meus vereadores não ficarão desamparados”, diz ele ao reforçar que o PL tem estrutura e confirmando que os candidatos estiveram, de fato, com Maguito no último fim de semana.

Ainda sobre Cristina, ele afirma que ela está sozinha e que este é um projeto pessoal dela. “Não é coletivo, do partido. Mas reforço, a intervenção estadual é a última alternativa. Não queremos fazer isso, pois temos muita estima por ela.”