Comércio varejista em Goiás fica estável de janeiro para fevereiro, diz IBGE
Setor teve altas nos dois meses anteriores: 2,2% e 3,2%
O comércio varejista em Goiás ficou estável em fevereiro (0%) na comparação com janeiro. A informação é da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De dezembro para janeiro, houve alta de 2,2%, e no período anterior, 3,2%. Já em relação a fevereiro de 2023, o volume de vendas teve aumento de 7%. No acumulado de 12 meses, o crescimento é de 1,4%.
Em relação ao País, em fevereiro o comércio varejista cresceu 1%. Foi a segunda alta seguida, tendo crescido 2,8% em janeiro. Desde setembro de 2022, não tinham dois avanços seguidos – naquele momento, foram 0,5% em agosto e 0,7% em setembro.
Conforme o IBGE, a alta em Goiás ocorre, especialmente, pelo crescimento das seguintes atividades: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (29,2%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (18,7%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (12,3%); e Tecidos, vestuário e calçados (1,3%).
Já as quedas ocorreram em Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-28,1%); Combustíveis e lubrificantes (-12,1%); Móveis e eletrodomésticos (-4,7%); e Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,5%).