PASSAPORTE DA VACINA

“Como eu posso aceitar o cartão vacinal se eu não tomei a vacina?”, diz Bolsonaro

A afirmação do presidente da República foi feita em discurso durante evento nesta quinta-feira (9)

Bolsonaro diz que “caminho está aberto” para refugiados ucranianos no Brasil
Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quinta-feira (9), que não pode exigir o chamado passaporte da vacina contra a Covid-19, já que ele mesmo não se imunizou. A afirmação foi dada em discurso durante evento de comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção.

“Queriam que a gente impusesse aqui a obrigação do cartão vacinal. Como eu posso aceitar o cartão vacinal se eu não tomei vacina? E é um direito meu de não tomar, como é direito de qualquer um”, afirmou.

Bolsonaro justifica que não irá se vacinar mesmo estando apto, sob o argumento de que o fato de já ter sido infectado pelo vírus, no ano passado, contribui para a sua imunização. Porém, fato é contestado por especialistas da área.

A discussão sobre o passaporte da vacina ficou intensa depois que foi confirmada a entrada da variante ômicron no país. Apesar das autoridades sanitárias insistirem em regras mais rígidas para quem desembarca no Brasil, o governo preferiu adotar a quarentena de cinco dias e o teste RT-PCR negativo antes de liberar estrangeiros não vacinados para circular em território brasileiro.