Concurso de miss infantil no programa Silvio Santos vira alvo da Justiça
No programa do SBT, meninas entre 7 e 8 anos eram avaliadas por seus atributos físicos e se aprestaram de maiô. MPT e Promotoria investigarão
Um concurso de miss infantil promovido no programa de Silvio Santos no SBT, será investigado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Promotoria de Justiça em São Paulo. O quadro foi ao ar no dia 22 de setembro e foi alvo de preocupação de especialistas. Nele, meninas entre 7 e 8 anos de idade eram avaliadas por seus atributos físicos. As participantes se apresentavam com fantasias, maiô e, em seguida, com um traje de gala.
A cada etapa, as meninas eram julgadas pela plateia, que escolhia a preferida por meio de voto eletrônico, e por três convidadas. Em um dos momentos, Silvio Santos se dirigiu à plateia. “Agora, vocês do auditório vão ver quem das meninas tem as pernas, o colo, o rosto e o conjunto mais bonito”, disse Silvio Santos no programa.
O Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP) divulgou nota de repúdio. Para a procuradora do MPT Ana Maria Vila Real, coordenadora nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Coordinfância), “as meninas podem estar sujeitas à erotização e sexualização, a situações adultas, desgastes emocionais, constrangimentos e exposições”.
A Promotoria de Justiça de Osasco também instaurou inquérito civil e requisitou informações à emissora. A investigação está sob sigilo. Procurado pelo Estadão, o SBT afirmou que não vai se manifestar.