SAÚDE

ConecteSUS e consulta pública sobre vacina infantil voltam a ficar instáveis

O aplicativo ConecteSUS, que reúne dados clínicos de parcela considerável da população brasileira, continua a…

O aplicativo ConecteSUS, que reúne dados clínicos de parcela considerável da população brasileira, continua a oscilar nesse sábado de Natal (25), depois de vários dias de instabilidade. Segundo fontes do Ministério da Saúde, o problema decorre do grande número de informações concentradas no sistema e o alto número de acessos simultâneos.

As mesmas fontes dizem que, mesmo depois reestabelecida a estabilidade do ConecteSUS, é provável que algumas funcionalidades do aplicativo demorem a ser reativadas. Na quinta-feira, em nota, o Ministério da Saúde reconheceu que a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 por meio da plataforma “pode apresentar instabilidade nas primeiras horas, em razão do volume dos acessos”.

A boa notícia é que a versão para desktop do aplicativo parece funcionar normalmente no sábado. Por ela, é possível fazer o download do Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19 nos três idiomas disponíveis. (clique aqui para baixar o aplicativo no seu celular).

Consulta pública

Outra plataforma do Ministério da Saúde que apresenta problemas é a consulta pública sobre a vacinação para crianças contra a covid-19, que está no ar desde quinta (23). Momentos depois de o site ser divulgado, já apareciam mensagens de erro para os usuários, do tipo: “a pesquisa já atingiu o número máximo de respostas” e “estamos em manutenção”.

Outos usuários informaram que sequer era possível selecionar uma das respostas previstas no formulário. O ministério teve que migrar a página para o site gov.br e ainda realiza ajustes.