COMPETIÇÃO

Confira as participações do futebol goiano na disputa da Copa Verde

O Goiás estreia contra o Real Noroeste-ES e o Vila Nova joga contra o Operário-MT

Troféu da Copa Verde. Foto: Fernando Torres - CBF

Criada em 2014, a Copa Verde chega neste ano em sua 9ª edição. Para esta temporada, dois clubes goianos estarão na disputa, Goiás e Vila Nova, que terão outros 16 clubes de 10 estados na briga pelo troféu. O esmeraldino já estreia nesta quinta-feira (27), diante do Real Noroeste-ES, já o Tigrão irá jogar nesta sexta-feira (28), contra o Operário-MT.

Apesar da Copa Verde estar completando quase uma década, ela ainda não atraiu grandes olhares dos goianos, que somam apenas 10 participações. O Vila Nova é o time com mais presença na competição, foram 4 edições (2016, 2020, 2021 e 2022), o Goiás possui duas participações (2019 e 2022). A Aparecidense também participou duas vezes (2016 e 2020). O Atlético Goianiense participou na edição de 2020 e o Iporá no ano de 2019.

Nas participações goianas na Copa Verde, o Vila Nova é o que teve o melhor desempenho. Na edição de 2021, o colorado goiano chegou até a final da competição, mas acabou derrotado pelo Remo. O Goiás também não decepcionou em sua primeira participação, em 2019, ficou com a 3ª colocação.

Com duas equipes, este ano, o futebol goiano irá buscar sua primeira conquista da Copa Verde. Atualmente, o Paysandu é o time com mais títulos ao lado do Cuiabá, cada um conquistou a competição duas vezes.

Confira os jogos da 2ª fase da Copa Verde:

Goiás x Real Noroeste
São Raimundo-RR x São Raimundo-AM
Vila Nova x Operário-MT
Rio Branco-AC x Tuna Luso-PA
Real Ariquemes-RO x Tocantinópolis-TO
Cuiabá x Costa Rica-MS
Paysandu x Humaitá-AC
Luverdense-MT x Brasiliense-DF