MATRÍCULAS ABERTAS

Confira o passo a passo para fazer matrícula na rede estadual de ensino de Goiás

Novos alunos devem fazer o pedido de vaga pela internet

A partir desta sexta-feira (19), a rede pública de ensino de Goiás começa a receber as solicitações de matrícula de novos alunos. (Foto: Jucimar Sousa - Mais Goiás)

As matrículas para novos alunos da rede estadual de ensino de de Goiás já estão abertas e a solicitação de vagas em uma das 1.013 unidades de ensino devem ser feitas até o dia 11 de dezembro. Segundo a Secretaria de Educação (Seduc), o prazo vale para estudantes novatos vindos de outras redes (municipal, federal e privada), de outros estados e também para aqueles que abandonaram a escola e pretendem retornar aos estudos.

Conforme a pasta, o processo deve ser feito pelo site. Confira o passo a passo:

1 – O estudante ou familiar deve acessar o site www.matricula.go.gov.br e clicar no link “Solicitar matrícula”.

2 – É importante ter em mãos todos as informações e documentos necessários:
– nome completo do aluno (sem abreviação);
– data de nascimento;
– sexo;
– nome completo da mãe (sem abreviação);
– nome completo do responsável (alunos menores);
– CPF do aluno (ou do responsável);
– endereço;
– telefone para contato;
– e-mail;
– etapa de ensino, série e turno nos quais deseja se matricular.

3 – Nesta etapa, o usuário deve preencher o formulário e, ao final, indicar três opções de escola estadual de sua preferência. É o sistema de matrícula informatizada que fará a alocação, os seja, a definição da vaga, com base nessas indicações e no número de vagas disponíveis em cada unidade escolar para o ano de 2023.

A Seduc ressalta que é preciso indicar todas as três opções de escola conforme preferência, pois a vaga concedida seguirá essa ordem. No caso de não haver vaga nas três escolas escolhidas, uma quarta escola, mais próxima da primeira opção, será designada ao estudante.

A pasta ainda alerta que existem escolas públicas estaduais com o mesmo nome em municípios diferentes. Por isso, ao consultar a escola, o município aparecerá ao lado do nome, destacado na cor verde, para evitar engano.

4 – Agora é preciso finalizar a solicitação, enviando os dados. Em instantes, um comprovante de solicitação de vaga será encaminhado ao e-mail cadastrado.

5 – A última etapa da matrícula é a confirmação/efetivação, que deve ser feita entre os dias 19 e 23 dezembro. Para saber onde o estudante foi alocado e será matriculado, basta acessar novamente o site matricula.go.gov.br e fazer a consulta pelo número da solicitação e data de nascimento. A confirmação é feita diretamente na unidade de ensino que disponibilizou a vaga.

– Na escola, o estudante ou responsável deve apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de endereço atual), além dos documentos escolares (histórico escolar, ficha individual e/ou declaração de transferência). A vaga para o ano letivo de 2023 já está garantida e, para que não reste dúvida, outro comprovante será enviado ao e-mail cadastrado pelo usuário.

Vale citar, que as unidades de ensino disponibilizam computadores para que o estudante ou familiar sem acesso à internet possa realizar o procedimento.

Renovação

Para os alunos que já são da rede estadual, a renovação de matrícula será feita de forma automática e deverá ser confirmada por meio do termo de renovação assinado pelos pais ou responsáveis diretamente na escola.

Caso o aluno não tenha interesse em permanecer na mesma escola em que estudou neste ano, deverá solicitar a transferência até o dia 11, também na própria unidade de ensino. Nesse processo, não haverá a reserva de vagas na unidade de preferência, devendo o estudante indicar três opções nas quais deseja concorrer a uma vaga.