Conselheiro tutelar flagrado levando nove pessoas em carro público é exonerado
Flagrante foi feito na BR-020 por policiais rodoviárias em 2021. Ele estava com a CNH vencida
O conselheiro tutelar que foi flagrado ao transportar nove pessoas em um carro da prefeitura e com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida foi exonerado do cargo público após ação movida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), no município de Formosa, no Entrono do Distrito Federal (DF). O flagrante aconteceu em 2021, mas a exoneração foi divulgada na quinta-feira (13).
Segundo o documento, o conselheiro trafegava em alta velocidade em um Honda Civic pela BR-020 quando foi visto por policiais rodoviários federais que deram voz de parada. Porém, os sinais luminosos e sonoros foram desrespeitados e o homem só parou o carro após 6 km de perseguição. Ao verificar os documentos, a polícia descobriu que a carteira de motorista do conselheiro estava vencida desde 2018 e que, além do motorista, havia nove pessoas no veículo.
Por concluírem que o homem colocou a vida dos passageiros e de outras pessoas em risco, os policiais encaminharam o conselheiro para a delegacia, onde ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado. No entanto, o carro, que estava com adesivos do Conselho Tutelar de Formosa, permaneceu apreendido.
De acordo com o MP, o conselheiro ainda cometeu outras irregularidades no exercício da função, como atuação por conta própria sem interação com os demais conselheiros e demora na emissão de relatórios. Durante a investigação, o homem teve o salário suspenso e, nesta semana, foi exonerado do cargo.
O Mais Goiás tentou contato com a Prefeitura de Formosa para um posicionamento, mas não obteve sucesso. O espaço permanece aberto para manifestação.
*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Artur Dias