Som automotivo

Contran regulamenta som automotivo alto como infração grave

Infração contínua é considerada grave com penalidade de 5 pontos na CNH, multa de R$ 195,23 e retenção do veículo

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou a multa por uso do som alto dentro do veículo por meio da Resolução nº 624/2016. Agora, quem for pego com som audível pelo lado externo do veículo pode ser multado, mesmo sem medição do volume em decibéis. Antes, havia limite aceitável de até 80 decibéis a uma distância de 7 metros.

A infração contínua considerada grave com 5 pontos na CNH, com penalidade de R$ 195,23, acompanhada da retenção do veículo. Não estão inclusos nas regras da resolução: buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha a ré, sirenes, veículos de publicidade com caixas de som e carros de competição e entretenimento em locais permitidos pelas autoridades competentes.

Para o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, a medida é importante para garantir a paz no trânsito e tranquilidade no meio urbano. “Os condutores que já seguem as leis de trânsito não serão atingidos pela nova regulamentação do Detran. Medidas mais exigentes como essa são necessárias para cidadãos que descumprem as leis e perturbam a ordem pública”, considera.

A fiscalização pode ser feita por agentes de trânsito. Eles estão autorizados a emitir relatórios informando que percebeu que o veículo estava emitindo som audível pelo lado externo, seja de qualquer intensidade, independente do uso do decibelímetro.

A regularização da infração pode ser sanada no local com a simples diminuição do som do veículo e não com sua remoção. O veículo somente deverá ser recolhido ao pátio em caso de desobediência ao tempo concedido pelo agente de trânsito para redução da altura do som automotivo.