PANDEMIA

Coronavírus ameaça carnaval e ano novo da Bahia, diz governador

Taxa de ocupação dos leitos de UTI chega a 80% em Salvador e 60% em todo estado

Rui Costa (PT),  governador da Bahia, disse, em entrevista ao canal de notícias CNN, que a pandemia do coronavírus (Covid-19) ameaça a realização do ano novo e do carnaval do ano que vem no estado.

“Todo evento, não só no Brasil, na Bahia, mas no mundo inteiro, que gere aglomerações, só depois da vacina. Não dá para imaginar um show com 50 mil pessoas, com 20 mil pessoas ou com 5 mil pessoas em qualquer lugar do mundo antes da vacina. O risco de haver uma proliferação é enorme”, afirmou. O governador disse também que as festas juninas já estão canceladas.

Segundo Rui Costa, a taxa de ocupação dos leitos de UTI chega a 80% em Salvador e 60% no restante do estado. Novos respiradores devem chegar na próxima semana. A Bahia registra 609 mortes causadas prlo coronavírus e mais de 16 mil casos confirmados, segundo os dados do Ministério da Saúde.

Fake news

Outra medida tomada pelo governador foi sancionar uma lei de combate às fake news na Bahia. Segundo a reportagem da CNN, a multa será de R$ 20 mil e tem como motivação o combate ás desinformações que induzem pessoas a tomarem medicamentos que não previnem nem curam a Covid-19.

“Nós temos muitas notícias falsas circulando, induzindo a população ao erro, a tomar medicamentos ou produtos, isolados ou combinados, e isso faz muito mal à saúde. Essa lei visa identificar, através dos órgãos de inteligência do estado, e punir as pessoas que estão praticando este crime contra a saúde pública”, disse Rui Costa.

*Com informações da CNN Brasil