O Corpo de Bombeiros de Goiás comemora nesta segunda-feira (1º/8) mais um encerramento da Operação Férias – Turista Seguro sem nenhum afogamento registrado nas áreas protegidas pela corporação. O saldo de zero mortes se mantém desde 2009.
Para a Operação Férias deste ano, a 42ª realizada em Goiás, foram mobilizados 350 bombeiros nas cidades ribeirinhas de maior concentração de pessoas nesse período do ano. Nos 30 dias de trabalho, durante o mês de julho, foram registrados seis resgates de turistas em iminência de afogamento no Estado, além de 94 ocorrências de busca e salvamento e nove de combate a incêndio.
Um fator importante que contribui com a redução nos casos de mortes é a divulgação de mensagens de prevenção. Nesse sentido, a Assessoria de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros tem atuado desde fevereiro nos trabalhos de conscientização por meio jornais, internet, cartilhas e outdoors posicionados em pontos estratégicos da grande Goiânia e nas principais rodovias de acesso às cidades turísticas.
“A cada ano percebemos o turista mais consciente e preocupado em usar o colete salva vidas. A integração entre a corporação, lideranças e autoridades das cidades turísticas, inclusive associações de barqueiros, tem contribuído para o sucesso da Operação”, afirma o capitão Eberson Holanda, oficial de Relações Públicas da Operação Férias 2016.
No total, contabilizando ações de orientação, palestras, distribuição de folders e outros foram realizados 170 mil atendimentos durante o período da operação.