Corpo de Bombeiros Militar de Goiás lança serviço de transporte aeromédico
Novo avião da Corporação tem capacidade de transportar até seis pessoas e é equipada para atender ocorrências de longa duração
Um avião, modelo Sêneca 3, passa a integrar o serviço de resgate aéreo do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO). A aeronave tem capacidade de transportar até seis pessoas e é equipada para atender ocorrências de longa duração. Além disso, será utilizada como Unidade de Terapia Intensiva Aérea (UTI-Aérea) para transportar vítimas em estado grave de saúde.
Outra novidade é que o avião será utilizado para atender equipes médicas para captação e transporte de órgãos e tecidos para transplantes. O serviço atenderá os 246 municípios goianos.
A expectativa é que haja economia de 50% em relação aos gastos no âmbito da saúde. O convênio será assinado pelo governador Ronaldo Caiado, pelo secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, e pelo coronel Dewislon Adelino, que é comandante Geral do CBMGO.
A implantação do serviço aeromédico de asa fixa é fruto de parceria entre o Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, e Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate).